Banco Central se reunirá hoje com Facebook para debater proibição do WhatsApp Pay
Presidente do BC, Roberto de Oliveira Campos Neto durante sabatina do Senado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, revelou nesta terça-feira (11) durante o Emerging Tech Summit, que tem conversado com o banco central da Coreia do Sul sobre o tema Moeda Central do Banco Central (CBDC).

“Estamos na fronteira disso e há outro BC, o da Coreia do Sul, com o qual estamos trabalhando para resolver as dificuldades”, disse o presidente no evento organizado pelo Valor Capital Group que ocorre na cidade de São Paulo.

Publicidade

Durante o evento, conforme aponta reportagem do jornal Valor Econômico, Campos Neto também defendeu o modelo de moeda digital de atacado para o Drex: “Inserimos com o Drex o conceito de tokenização nos sistemas dos bancos”.

O presidente destacou algumas dificuldades que um novo sistema baseado em tokenização pode enfrentar, como o trilema das criptomoedas: segurança, escalabilidade e descentralização.

Essa parte técnica, contudo, Campos Neto afirma que já está definida, restando agora apenas o quesito “governança”, mais precisamente referente a conexão de sistemas.

“Precisa ter uma taxonomia comum”, disse Campos Neto, ao lembrar que cada país tem uma regulação diferente e sistemas tributários diversos.

Publicidade

Campos Neto confia na tecnologia que surgiu com o Bitcoin

Em resumo, o presidentne mostrou-se confiante na no futuro da tecnologia blockchain — sistema que surgiu com Bitcoin, ressaltando que “a tokenização é mais eficiente e barata, e a programabilidade pode crescer com o tempo”.

Acerca da regulamentação do setor, o presidente disse: “Uma coisa que torna a regulação mais fácil no Brasil é que estamos muito próximos da [Comissão de Valores Mobiliários] CVM.”

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes.
VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada do MPDFT - Facebook

PM que atraía colegas de farda para pirâmide com criptomoedas é alvo do MP do DF

O policial militar e um grupo suspeito de pessoas e empresas teriam aplicado um golpe de R$ 4 milhões; alvos do MPDFT são do DF e GO
Ilusração com Teias simulam funcionamento de blockchais; ao fundo homem opera laptop

Adoção da tecnologia Blockchain por empresas da Fortune 500 avança 56%, diz estudo

No primeiro trimestre 2024; as 100 maiores empresas também aumentaram seus projetos blockchain e web3 em 39%
moeda e notas pendurada em um varal

Operação contra maior milícia do RJ revela que suspeitos compravam Bitcoin para lavar dinheiro

Fonte do dinheiro movimentado pelos suspeitos seria oriundo de grilagem de terras, extorsão contra comerciantes e exploração do transporte
Ilustração de vários hamsters lado a lado vestidos de paletó e gravata

Jogo de Telegram ‘Hamster Kombat’ ultrapassa 150 milhões de usuários

Crescimento explosivo representa um aumento de 50% em uma semana; Toncoin atinge recorde histórico