Imagem da matéria: Influencers que enganam pessoas com memecoins podem pegar 2 anos de prisão, alerta Reino Unido
Pepe virou um dos maiores memes da internet (Foto: Geolina163/Wikimedia Commons)

A agência reguladora financeira britânica emitiu um alerta para os influenciadores que poderiam estar compartilhando conselhos enganosos on-line — incluindo dicas sobre memecoins populares. 

A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) da Grã-Bretanha disse na terça-feira (26) que os conselhos “devem ser justos, claros e não enganosos”. Caso contrário, os chamados “finfluencers” podem ser condenados a até dois anos de prisão, multa ilimitada ou ambos. 

Publicidade

“As promoções não se referem apenas às curtidas, mas também à lei”, disse a diretora de investimentos do consumidor da FCA, Lucy Castledine, em um comunicado. “Tomaremos medidas contra aqueles que promovem produtos financeiros ilegalmente.”

A divulgação de quaisquer interesses financeiros nos ativos que promovem também é exigida — como em qualquer oferta de investimento.

“Vimos promoções financeiras serem comunicadas em salas de bate-papo como o Reddit e o Telegram, muitas vezes usando memes para promover investimentos específicos”, diz o aviso. “Os usuários de salas de bate-papo ou fóruns devem estar cientes de que as promoções financeiras nesses canais ainda estarão sujeitas à restrição de promoção financeira.”

“Isso se aplica tanto às plataformas públicas quanto às plataformas somente para convidados”, esclareceu a FCA.

A febre das memecoins

Os memes são grandes no mundo cripto — tão grandes que as memecoins são um tipo de ativo extremamente popular e negociado no espaço. 

Publicidade

As criptomoedas baseadas em memes e tendências da Internet, são geralmente conhecidas por sua extrema volatilidade e pela rapidez com que aparecem e desaparecem — muitas vezes proporcionando grandes ganhos a alguns investidores sortudos e grandes perdas para outros investidores que as negociam tarde demais.

A FCA também disse que trabalhou para ajudar a aconselhar os influenciadores que estão pensando em promover produtos financeiros. 

As celebridades que promovem criptomoedas não são novidade. Os principais influenciadores e atletas famosos — incluindo Kim Kardashian, o boxeador Floyd Mayweather e o astro da NBA Paul Pierce — já tiveram problemas com os órgãos reguladores dos EUA por divulgarem criptomoedas por meio de suas contas nas redes sociais.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Logo da FTX em degradé azul em pedaços

94% dos credores da FTX votam a favor do plano de reestruturação

Ainda assim existem desafios potenciais, incluindo possíveis objeções da SEC em relação ao uso de stablecoins para reembolsos
Robô android com as mãos na cabeça

Twitter da OpenAI é hackeado para promover phishing com falsa criptomoeda

A criadora do ChatGTP criou a conta de notícias há pouco tempo e já virou alvo de hackers
Imagem da matéria: Caroline Ellison pega 2 anos de prisão por crimes na FTX e Alameda

Caroline Ellison pega 2 anos de prisão por crimes na FTX e Alameda

A ex-CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, recebeu uma sentença relativamente leve em troca de seu testemunho contra Sam Bankman-Fried
Imagem da matéria: O crescimento do staking de Bitcoin: uma nova era para investidores? | Opinião

O crescimento do staking de Bitcoin: uma nova era para investidores? | Opinião

Com staking, investidores de Bitcoin podem obter rendimentos adicionais sem precisar vender seus ativos