Imagem da matéria: Criador da FTX recebe sentença de 25 anos, mas quanto tempo ele realmente ficará preso?
Foto: Shutterstock

Na manhã desta quinta-feira (28), um juiz federal de Manhattan condenou Sam Bankman-Fried a 25 anos de prisão por seu envolvimento criminoso em fraude e conspiração na FTX.

Mas por quantos anos o fundador da exchange de criptomoedas realmente servirá em uma prisão federal?

Publicidade

A resposta é bastante fácil de determinar, dados os rígidos códigos e cálculos utilizados pelo Departamento Federal de Prisões para avaliar prisioneiros, incentivá-los e gerir as suas sentenças.

Como Bankman-Fried recebeu uma sentença de mais de um ano, ele provavelmente receberá uma redução automática de 15% da pena, disse Christopher Zoukis, consultor penitenciário federal, ao Decrypt. Partes dessa redução de 3,75 anos podem então ser adicionadas de volta à prisão do fundador da FTX se ele tiver algum problema sério enquanto estiver encarcerado.

Além dessa redução de 15%, no entanto, é quase certo que Bankman-Fried passará a maior parte dos restantes 85% da sua sentença – 21,25 anos – sob custódia federal, segundo Zoukis.

Existem apenas algumas exceções e programas de crédito que poderiam encurtar o período do ex-bilionário numa prisão federal. E mesmo na melhor das hipóteses, essas ajudas poderiam reduzir apenas um ou dois anos – não mais.

Outros sistemas penitenciários americanos, como o da Califórnia, por exemplo, podem eliminar grandes parcelas do tempo de prisão ordenado aos criminosos – metade de uma sentença ou mais – com base no bom comportamento e outros fatores.

Publicidade

“O sistema penitenciário federal não faz isso”, explica Zoukis.

Se Bankman-Fried cumprir a Lei do Primeiro Passo, uma lei relativamente nova que incentiva ainda mais o bom comportamento na prisão, ele poderá ganhar até um ano de redução adicional da pena. Se ele demonstrar um transtorno de abuso de substâncias e tratá-lo através de um programa de prisão residencial, ele poderá reduzir mais um ano.

Mas é basicamente isso. Mesmo na melhor das hipóteses; mesmo que Bankman-Fried consiga provar que é totalmente viciado em estimulantes e procure tratamento; mesmo que lhe tenham sido concedidas todas as reduções de pena disponíveis nos termos da lei federal; mesmo que tenha agido impecavelmente na prisão durante anos, ensinando toda uma geração de presidiários sobre o maravilhoso mundo dos investimentos em criptomoedas, ele ainda ficará preso por mais de 19 anos em uma prisão federal.

E com toda a probabilidade, o período que ele vai passar na penitenciária, que vai chamar de lar pelo menos até completar 51 anos, será bastante difícil.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: STF autoriza extradição de belga preso no Brasil por operar pirâmide com criptomoedas

STF autoriza extradição de belga preso no Brasil por operar pirâmide com criptomoedas

De acordo com as investigações, a pirâmide criada pelo belga prejudicou milhares de investidores em diversos países europeus
Imagem da matéria: Reforma do Código Civil prevê inclusão de criptomoedas em herança digital

Reforma do Código Civil prevê inclusão de criptomoedas em herança digital

Mudanças do Código Civil incluem o reconhecimento da herança digital, que inclui criptomoedas, além de senhas de redes sociais e de milhas aéreas
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance é transferido para prisão subterrânea na Nigéria 

A Justiça transferiu Tigran Gambaryan para presídio após fuga de seu colega da Binance que também estava detido na Nigéria
Imagem da matéria: Correlação entre Bitcoin e Ether está prestes a passar por "cruz da morte"; entenda os efeitos

Correlação entre Bitcoin e Ether está prestes a passar por “cruz da morte”; entenda os efeitos

A “cruz da morte” poderá frear os avanços do Ethereum e demais altcoins