As exchange chinesas Huobi e OKCoin – duas das três maiores do país – anunciaram que pararão a negociação com Yuan (moeda local) até o final de outubro.
As declarações indicam que, pelo menos por enquanto, elas continuarão a oferecer serviços de negociação de criptomoedas para criptomoedas. Dito isto, ambas plataformas estão interrompendo os depósitos de yuan a partir de hoje.
De acordo com a Huobi e a OKCoin, informações definitivas sobre a suspensão da negociação serão divulgadas aos usuários antes do dia 30 de setembro. Mais significativamente, as exchanges realizarão um processo “gradual” de desenrolar seus mercados cotados em yuan, com o objetivo de completar esse processo até outubro 31.
A notícia vem depois que outras empresas baseadas na China: BTCC, ViaBTC e Yunbi anunciaram que fechariam suas portas, citando declarações dos reguladores nacionais no início deste mês. Na sequência do encerramento do BTCC ontem, tanto a Huobi quanto a OKCoin disseram que não receberam avisos ou instruções para fechar.
Leia Também: Suspensão das Exchanges de Bitcoin é uma “Coisa Boa”, Diz Charlie Lee
No entanto, esta manhã, documentos vazados indicaram que as diretrizes verbais foram dadas a algumas exchanges quanto ao encerramento. Notavelmente entre essas instruções estava a estipulação de que os dados dos usuários fossem preservados e fornecidos ao governo.
No início deste mês, a China proibiu as ofertas iniciais de moedas (ICO), declarando-o uma forma ilegal de angariação de fundos. Os exchanges e outros sites que fornecem serviços relacionados às ICOs posteriormente se moveram para acomodar as novas regras em meio às consequências, com os investidores sendo reembolsados dos seus investimentos.
Essa mudança ocorreu meses depois que os reguladores na China colocaram novas restrições contra a lavagem de dinheiro. No início de 2017, as mesmas exchanges ficaram um período com saques congelados após novas regras do governo.