Imagem da matéria: Hong Kong apreende 300 placas de mineração de criptomoedas em navio pesqueiro
Foto: Reprodução/YouTube


A Alfândega de Hong Kong apreendeu na semana passada 300 placas de vídeo (GPU) para minerar criptomoedas, segundo matéria publicada pelo site The Block nesta segunda-feira (5).

De acordo com a reportagem, os equipamentos foram descobertos em um navio de pesca durante uma operação contra o contrabando realizada nas águas do Aeroporto internacional de Hong Kong.

Publicidade

Além dos equipamentos também foram apreendidos cosméticos e alimentos de alto valor, como pepinos do mar secos, mandíbulas de peixe, barbatanas de tubarão e ninhos de pássaros.

Segundo release divulgado pelo governo, valor total dos itens chegou a US$ 3,8 milhões.

No sábado (3), ainda conforme a nota, a Alfândega prendeu o proprietário do navio pesqueiro, um homem de 43 anos. Uma investigação foi aberta para apurar o caso.

De acordo com a lei de Hong Kong, qualquer pessoa considerada culpada de importar ou exportar carga não declarada está sujeita a multa e pena de prisão de sete anos.

Mineração e governos

A China, suas regiões administravas especiais – como Hong Kong – e países asiásitcos costumam atriar mineradores por causa do preço da energia na região, barata quando comparada a outros locais do mundo, como o Brasil.

Publicidade

Alguns governos, no entanto, não estão muito contentes com a atividade. A Mongólia Interior, região autônoma que faz fronteira com a China e a Rússia, proibiu a mineração de bitcoin e afirmou que vai mandar fechar todas empresas do setor até abril.

Países de outros continentes também declararam “guerra” contra a atividade por causa do alto consumo de energia. A Abecásia, uma república autônoma na região do Mar Negro que já fez parte da União Soviética, está na cola de mineradores de criptomoedas.

VOCÊ PODE GOSTAR
dupla de homens sendo presa

Irmãos são presos por roubo de R$ 130 milhões em ataque de 12 segundos na rede Ethereum

O procurador americano Damian Williams disse que “este suposto esquema era novo e nunca havia sido acusado antes”
Arte de robô observando por trás usuária de computador

Novo PC da Microsoft que grava tudo é “spyware” e será alvo de hackers, alertam especialistas

Os críticos dizem que novo PC centrado em IA da Microsoft é um pesadelo de privacidade
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Governo dos EUA contrata empresa para monitorar a Binance

A Forensic Risk Alliance venceu a disputa contra a Sullivan & Cromwell, que atuou no caso FTX
Moeda prateada da Chainlink com reflexo em um fundo roxo

Chainlink sobe 18% ao lançar projeto piloto em Wall Street com JP Morgan, BNY Mellon e DTCC

A DTCC anunciou que acaba de concluir um projeto piloto de tokenização com gigantes de Wall Street, como JP Morgan e BNY Mellon, aproveitando o CCIP da Chainlink