Imagem da matéria: Honduras diz que boatos de adoção do bitcoin como moeda oficial são falsos
Foto: Shutterstock

O Banco Central de Honduras (BCH) publicou um comunicado oficial nesta quarta-feira (23) para dar fim aos boatos que circulavam no meio cripto que o país seguiria o exemplo de El Salvador e tornaria o bitcoin uma de suas moedas oficiais.

A história falsa começou a circular no início da semana após o portal DigitNews afirmar que a presidente de Honduras, Xiomara Castro, iria dar ao bitcoin o mesmo status de curso legal da sua moeda local, a lempira.

Publicidade

O portal afirmou que a presidente disse que o seu país não deveria permitir que El Salvador fosse o único país a “escapar da hegemonia do dólar” e que Honduras tinha o direito de “ir em direção aos países de Primeiro Mundo”, sem dizer quanto e para quem a presidente fez esse suposto pronunciamento.

A história ganhou uma repercussão ainda maior quando foi dada como verdadeira pelo versão em espanhol do CoinTelegraph e propagada nas outras versões do site, inclusive a brasileira (no momento, fora no ar). A matéria afirmava que a fala da presidente foi compartilhada por “fontes internas”.

Outro fator que fez muitos suspeitarem que Honduras poderia adotar o bitcoin foi um tuíte feito na última sexta (18) por Max Keiser, um famoso maximalista de bitcoin e ferrenho defensor das políticas de El Salvador. 

A mensagem de Keiser trouxe uma imagem da bandeira de Honduras com uma curta legenda: “está chegando”.

Desde que o país da América Central adotou o bitcoin como moeda oficial, Keiser e sua companheira, Stacy Herbert, tornaram o país a sua segunda casa e parecem manter uma relação próxima com o presidente Nayib Bukele.

Publicidade

Aliás, também foi no início de março que Bukele visitou Honduras pela primeira vez desde que foi eleito presidente em 2019.

A resposta do Banco Central

Coincidências à parte, as falas do presidente Xiomara Castro não foram confirmadas por qualquer fonte oficial e a nota de hoje do Banco Central de Honduras só reforça que o país não seguirá os mesmos passos de El Salvador.

“O BCH é o único emissor de notas e moedas com curso legal em território nacional. Da mesma forma, o artigo 1º da Lei Monetária indica que a unidade monetária de Honduras é a Lempira”, diz um trecho da nota.

Sobre o bitcoin, a entidade ressaltou que ele representa um ativo financeiro que atualmente não está regulamentado no país e, na maioria dos países, não têm o status de curso legal.

Publicidade

O Banco Central aproveitou a ocasião para reforçar que publicou três alertas nos anos de 2018, 2020 e 2021, informando que não fiscaliza ou garante as operações realizadas com criptomoedas em seu território, e que, portanto, qualquer transação com esses ativos é de única responsabilidade e risco daqueles que as realizam. 

Apesar disso, o BC de Honduras afirmou que está realizando estudo e análise conceitual, técnico e legal sobre uma possível emissão de uma moeda digital de banco central (CBDC).

Honduras e criptomoedas

Junto com El Salvador e Guatemala, Honduras faz parte do chamado Triângulo do Norte da América Central e compartilha problemas semelhantes dos países vizinhos.

Assim como El Salvador, a economia do país tem uma forte dependência do dinheiro de fora enviado ao país. Segundo a Folha de S. Paulo, cerca de 20% do PIB de Honduras derivou de remessas internacionais em 2020. Em El Salvador essa porcentagem é parecida e fica em torno de 24%.

Facilitar o envio e recebimento internacional de dinheiro foi um dos fatores que levaram o país a se abrir às criptomoedas.

Publicidade

A embaixadora de El Salvador nos EUA, Milena Mayorga, estimou que ao usar bitcoin, os salvadorenhos podem economizar até US$ 700 milhões por ano em taxas que iriam para empresas americanas, como a Western Union. 

Portal do Bitcoin Summit

O primeiro evento do Portal do Bitcoin será gratuito e online! Jogos NFT, movimentações em Brasília, como receber investimentos na sua startup de criptomoedas e muito mais. Inscreva-se aqui: https://portaldobitcoin.uol.com.br/summit/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem criada por IA pelo Decrypt

Quando serão os airdrops dos jogos do Telegram? De Hamster Kombat a Rocky Rabbit

Os principais jogos tap-to-earn do Telegram estão prestes a distribuir tokens para milhões de jogadores. Aqui está o que você precisa saber.
Logo da Binance

Binance recupera em 2h multa paga à CVM por oferta irregular de derivativos; serviço segue acessível no Brasil

Mesmo após a multa da CVM, clientes brasileiros ainda conseguem usar uma brecha de troca de idiomas para acessar os serviços de derivativos da Binance no Brasil
farao do bitcoin glaidson

Prisão do ‘Faraó do Bitcoin’ completa 3 anos; relembre um dos maiores casos de pirâmide financeira no Brasil

O ex-garçom Glaidson Acácio dos Santos e sua mulher Mirelis Diaz Zerpa conseguiram mudar de vida com GAS Consultoria e seu negócio com criptomoedas, mas à margem da lei
MakerDAO é agora SKY

MakerDAO muda de nome para Sky antes do lançamento da stablecoin USDS em setembro

As criptomoedas existentes no projeto permanecerão em circulação, embora os usuários tenham a opção de convertê-las