Imagem da matéria: Homenagem ao Bitcoin entra no calendário oficial de Porto Alegre
Foto: Shutterstock

O “Bitcoin Pizza Day“, comemorado todo dia 22 de maio, entrou oficialmente para o calendário oficial da cidade de Porto Alegre. A efeméride foi proposta em projeto de lei que foi aprovado e publicado nesta terça-feira (11) o Diário Oficial do Município.

Na prática, foi alterado o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, no qual foi inclusa a homenagem ao dia que ocorreu a primeira troca comercial com Bitcoin. Vale ressaltar que não será feriado, apenas uma data oficial de conscientização sobre o tema.

Publicidade

O PL 13.266/2022 foi proposto pelos vereadores de Porto Alegre Jessé Sangalli (Cidadania) e Alexandre Bobadra (PL), que afirmam que o objetivo é “incluir no calendário de comemorações de Porto Alegre esse importantíssimo evento, que já atrai público significativo para a cidade, podendo considerar-se data comemorativa de costumes dos porto alegrenses”.

Vereadores de Porto Alegre, Alexandre Bobadra e Jessé Sagalli discursam na Câmara
Vereadores Alexandre Bobadra (esquerda) e Jessé Sagalli (direita) querem incluir Bitcoin Pizza Day em Porto Alegre (Fotos: Divulgação)

Origem do Bitcoin Pizza Day

Todo 22 de maio a comunidade de criptomoeda comemora o Bitcoin Pizza Day, data que relembra a primeira vez que o bitcoin foi usado para compra de um produto. A transação em questão foi de duas pizzas, compradas por 10 mil bitcoins em 22 de maio de 2010 pelo programador Laszlo Hanyecz.  

Vivendo em Jacksonville, na Flórida (EUA), e entusiasta do Bitcoin, Hanyecz queria provar que aquele código criado em 2008 pela pessoa que se apresentava como Satoshi Nakamoto poderia ser usado também para operações simples, como comprar uma pizza.

Um dia antes, em 21 de maio, Hanyecz lançou o desafio em um fórum de discussão sobre Bitcoin. Ofereceu 10 mil dos 70 mil Bitcoins que já havia minerado em troca de duas pizzas. Quem topou foi um outro entusiasta, na Califórnia, que fez o pedido em uma pizzaria local de Jacksonville e mandou entregar a comida no apartamento do programador húngaro.

Publicidade

“Não era como se Bitcoins tivessem qualquer valor naquela época, então a ideia de trocá-las por uma pizza era incrivelmente legal. Ninguém sabia que isso ia se tornar tão grande”, contou Hanyecz ao jornal The New York Times, em 2014.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: SEC notifica Robinhood de que pretende processá-la por venda de criptomoedas

SEC notifica Robinhood de que pretende processá-la por venda de criptomoedas

“Acreditamos firmemente que os ativos listados em nossa plataforma não são valores mobiliários”, diz diretor da Robinhood
Imagem da matéria: Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

As baleias de Bitcoin compraram avidamente a última queda; investidores de longo prazo agora aguardam a próxima alta para realizar lucros
Imagem da matéria: EUA acusam  2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

EUA acusam 2 chineses de lavarem US$ 73 milhões em esquema com criptomoedas

O Departamento de Justiça acusou Daren Li e Yicheng Zhang de orquestrar um esquema com criptomoedas de “abate de porcos”
HANDS, memecoin, mãos, rug pull,

Criador de memecoin disse que não tinha mãos, então não conseguiria “puxar o tapete” — ele mentiu

“NoHandsNoRug”, o criador da memecoin HANDS, disse que não aplicaria um rug pull. Adivinha o que aconteceu em seguida?