Imagem da matéria: Homem faz mineração de bitcoin com óleo de cozinha usado; veja vídeo
Foto: Shutterstock

Um bitcoiner da Guatemala está minerando bitcoin utilizando uma fonte alternativa de energia: óleo de cozinha usado.

O vídeo compartilhado no Twitter na última sexta-feira (9) pelo usuário @mrcdbrown3  mostra uma pessoa dando um tour por um quintal barulhento do país, onde uma máquina transforma o óleo usado em energia para ligar ASICs — um equipamento específico para a mineração de bitcoin:

Publicidade

O vídeo não traz detalhes técnicos sobre quão lucrativa a atividade é, mas é um exemplo de como fontes alternativas de energia podem ser usadas na mineração da criptomoeda líder do mercado. 

A técnica usada no vídeo foi apelidada de “kaboom” pelo minerador caseiro @A2JUN_AJPU_bits que reside na cidade de Panajachel, na Guatemala. Ali, na região do Lago de Atitlán, um movimento de entusiastas das criptomoedas ganhou força e o local passou a ser conhecido como Bitcoin Lake (Lago Bitcoin).

Lago Bitcoin

Os bitcoiners dali tentam seguir o exemplo de outras regiões em que o uso do bitcoin se espalhou de forma orgânica por comunidades nas quais a maioria das pessoas não têm acesso ao sistema bancário, como a Praia do Bitcoin, em El Salvador

Leia também: Viagem à Praia do Bitcoin: como é a vida no local que começou uma revolução em El Salvador

O movimento do Lago Bitcoin é liderado por Patrick Melter, que contou à Bloomberg Línea que começou a pensar no projeto pouco antes de o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, tornar o bitcoin uma moeda de curso legal no país. 

Publicidade

Seu plano é criar uma economia circular do bitcoin na região do lago e incentivar os negócios baseados ali a aceitar bitcoin como forma de pagamento.

Para fazer isso se tornar realidade, o projeto também mira na educação e ensina crianças (e um número limitado de adultos) no Centro Educativo Josué sobre Bitcoin e como usar a Lightning Network.

“Entre 60-65% das pessoas na Guatemala não têm acesso a uma conta bancária, criando uma pobreza endêmica. Bitcoin é a propriedade privada final que não pode ser confiscada. Se você consegue se lembrar de doze palavras em sua cabeça, então você pode levar seu bitcoin para qualquer lugar do mundo e passá-lo de geração em geração”, disse Melter à Bloomberg.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de ethereum com bandeira dos EUA

ETFs de Ethereum podem ter demanda menor do que prevista, diz Wintermute

Mesmo com uma demanda menor do que a observada nos fundos de Bitcoin, os ETFs de Ethereum poderiam fazer seu preço saltar 24%
Imagem da matéria: As maneiras mais loucas que os jogadores estão usando para ganhar mais no Hamster Kombat

As maneiras mais loucas que os jogadores estão usando para ganhar mais no Hamster Kombat

De pistolas de massagem a máquinas de costura, os jogadores estão pensando em maneiras malucas e criativas de otimizar seus toques no Hamster Kombat
Imagem da matéria: ABFintechs defende segregação patrimonial e combate à lavagem de dinheiro na regulação do mercado cripto

ABFintechs defende segregação patrimonial e combate à lavagem de dinheiro na regulação do mercado cripto

Diego Perez, presidente da ABFintechs, detalha como a associação atua no mercado brasileiro de criptomoedas
Imagem da matéria: Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Kraken devolve Bitcoin aos clientes da Mt. Gox uma década após invasão

Isso marca um dos capítulos finais na saga da Mt. Gox, que levou 10 anos para ser resolvida