Imagem da matéria: Halving do Bitcoin pode cair em 4/20; por que a data continua mudando?
Foto: Shutterstock

No início de fevereiro, o halving do Bitcoin — o evento quadrienal que reduz pela metade as recompensas que os mineradores ganham por dar suporte à rede — parecia estar programado para acontecer no dia 20 de abril. Na época, os investidores de Bitcoin estavam rezando por um novo recorde histórico de preço de US$ 69 mil.

A data e preço são vistos como “números meme” na comunidade cripto. Parte dos traders se animaram com a perspectiva de comemorar o halving e a simpatia por cannabis no mesmo dia — no exterior, 20 de abril pode ser escrito como “4/20”, número associado à cultura da cannabis.

Publicidade

Logo depois, no entanto, os cronogramas apontavam ser mais provável que o halving aconteceria antes, em 15 de abril, indicando que a data meme seria arruinada. No momento dessa previsão, o Bitcoin também já havia ultrapassado sua máxima histórica de US$ 73 mil.

Bem, agora parece que o halving novamente acontecerá em 20 de abril. A estimativa mais recente se manterá? Só o tempo dirá.

Essas estimativas provavelmente mudarão e oscilarão, mas será mais fácil fornecer uma janela precisa quanto mais nos aproximarmos do evento. Isso se deve ao fato de que o halving ocorrerá em um número de bloco na blockchain do Bitcoin e não em uma data específica. Determinar se esse bloco será minerado antes ou depois de 20 de abril vai depender da atividade na rede do Bitcoin.

O halving está programado para ocorrer na altura do bloco 840 mil, não importa o que aconteça, e a altura do bloco atual é 835.701. Cada bloco pode conter aproximadamente 2.700 transações, mas quando há muita demanda, o tempo de resposta dos blocos é acelerado. Quando há menos transações, bem, então as coisas podem ficar um pouco mais lentas.

Publicidade

Os blocos de Bitcoin são normalmente minerados a uma taxa de cerca de 10 minutos e se esse padrão não oscilar, o halving no dia 20 de abril deve se concretizar. Mas, às vezes, o intervalo entre os blocos é de dois minutos ou 15 minutos.

Nas últimas semanas, houve um aumento de demanda na rede do Bitcoin, com os emissores de ETFs de Bitcoin à vista acumulando BTC para preencher seus fundos de investimento; os investidores de varejo comprando e vendendo em torno dos várias altas históricas do Bitcoin; e os Bitcoin Ordinals, semelhantes ao NFTs, vendo uma demanda renovada à medida que as pessoas inscrevem e negociam obras de arte e objetos de coleção na rede.

Será que o halving do Bitcoin vai ocorrer mesmo no dia 20 de abril? Talvez. É totalmente possível. E, no momento em que escrevemos este artigo, é a melhor estimativa com base nos dados. Mas fique atento, pois é provável que a data continue oscilando à medida que o bloco 840 mil se aproxima.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Dificuldade de mineração do Bitcoin bate recorde ao subir pela 1ª vez após um halving

O avanço ocorre em meio ao aumento das recompensas nas taxas de transação relacionadas ao hype das Runes
miniaturas de pessoas minerando bitcoin em meio a pedras e folhagens

O impacto ambiental do Bitcoin após o halving será para melhor ou pior?

O halving vai remodelar quem explora o Bitcoin e, portanto, a eficiência energética da rede. Isso compensará o imenso uso do BTC?
Imagem da matéria: Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

81% de todas as transações na rede do Bitcoin na terça-feira foram gravações de Runes
moeda de bitcoin partida ao meio e apoiada em máquina de mineração

Bitcoin conclui 4º halving com sucesso e recompensa de mineradores cai pela metade

Saiba como foi o evento e veja as previsões de preço do Bitcoin daqui para frente