A Autoridade Monetária da Palestina está querendo criar sua própria moeda digital.
A Reuters informou hoje que, de acordo com Azzam Shawwa, chefe da Autoridade Monetária Palestina, o Estado da Palestina está pesando uma em solução no estilo do bitcoin para a sua falta de uma moeda central. Como ressalta a Reuters, uma mistura de dólares dos EUA, euros e outras moedas regionais são usadas pelos palestinos.
É a ausência de uma moeda palestina e os obstáculos que estão no caminho de lançar uma que parece ter atraído a atenção da Autoridade Monetária em direção a uma solução totalmente digital. Por exemplo, de acordo com Shawwa, a autoridade – que atua como banco central de fato da região – não tem a capacidade de emitir sua própria moeda, devido ao acordo que levou à sua criação.
“Será chamado de libra palestina”, disse Shawwa à publicação.
Mais tarde, ele sugeriu que poderia ser apoiado por algum tipo de commodity, mencionando “reservas, ouro, petróleo” como ativos possíveis para sustentar a moeda.
Se lançado, poderia abrir o caminho dos pagamentos digitais tão necessários para aqueles que vivem nos territórios palestinos. E como informaram em setembro passado, serviços como o PayPal se recusaram a atender o mercado palestino.
Enquanto não está claro neste momento quando a moeda digital seria lançada, a Reuters indicou que a Autoridade Monetária Palestina quer ver uma estréia nos próximos cinco anos.