Imagem da matéria: Governo de São Paulo amplia estrutura de combate ao cibercrime da polícia
Foto: Shutterstock

O governador de São Paulo, João Doria, instituiu por meio de decreto a criação de uma divisão de combate ao crime cibernético, que contará com novas delegacias especializadas que também irão investigar esquemas fraudulentos que usam bitcoin e outras criptomoedas.

Com o decreto estadual nº 65.241/ 2020, o governo extinguiu a 4ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Fraudes Patrimoniais Praticadas por Meios Eletrônicos e distribuiu suas competências para outras quatro delegacias que foram criadas a partir desta norma.

Publicidade

De acordo com o decreto, cada uma dessas novas quatro delegacias será especializada num tema ligado a cibercrime. Juntas elas compõem a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), que antes era só um departamento numa só delegacia.

Desta forma, a 1ª DP cuidará de Fraudes contra Instituições Financeiras praticadas por meios Eletrônicos, já a 2ª DP vai investigar as Fraudes contra Instituições de Comércio Eletrônico praticada por meios eletrônicos.

A Violação de Dispositivos Eletrônicos e Redes de Dados ficará por conta da 3ª DP especializada e a 4ª DP será a especializada em Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos.

Fraudes com bitcoin na mira

O Portal do Bitcoin procurou falar com a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, a qual por meio de sua assessoria de comunicação, informou que “além das quatro unidades, a DCCIBER contará com um Centro de Inteligência Cibernética (CIC) e um Laboratório Técnico de Análises Cibernéticas, (Lac-TAC)”.

Publicidade

No decreto, não há menção a criptomoedas ou a crimes cometidos com o uso delas, mas a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo deixou claro que se houver fraude cometida com bitcoin ou outras criptomoedas a Divisão de Crimes Cibernéticos é quem irá cuidar do assunto.

“Por ser uma moeda digital, o bitcoin pode aparecer em diferentes tipos de crimes, desde fraudes e até lavagem de dinheiro, por isso dependerá de cada caso”, disse a assessoria.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Fundo se chamaria Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit) e teria como objetivo principal diversificar o Tesouro Nacional
mulher desesperada sentada em mesa de escritório

Genro é acusado de roubar R$ 12 milhões da sogra para investir em Bitcoin

A mulher de 63 anos assinou contratos sem ler e perdeu toda a herança para o genro