Imagem da matéria: Governo de São Paulo amplia estrutura de combate ao cibercrime da polícia
Foto: Shutterstock

O governador de São Paulo, João Doria, instituiu por meio de decreto a criação de uma divisão de combate ao crime cibernético, que contará com novas delegacias especializadas que também irão investigar esquemas fraudulentos que usam bitcoin e outras criptomoedas.

Com o decreto estadual nº 65.241/ 2020, o governo extinguiu a 4ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Fraudes Patrimoniais Praticadas por Meios Eletrônicos e distribuiu suas competências para outras quatro delegacias que foram criadas a partir desta norma.

Publicidade

De acordo com o decreto, cada uma dessas novas quatro delegacias será especializada num tema ligado a cibercrime. Juntas elas compõem a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), que antes era só um departamento numa só delegacia.

Desta forma, a 1ª DP cuidará de Fraudes contra Instituições Financeiras praticadas por meios Eletrônicos, já a 2ª DP vai investigar as Fraudes contra Instituições de Comércio Eletrônico praticada por meios eletrônicos.

A Violação de Dispositivos Eletrônicos e Redes de Dados ficará por conta da 3ª DP especializada e a 4ª DP será a especializada em Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos.

Fraudes com bitcoin na mira

O Portal do Bitcoin procurou falar com a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, a qual por meio de sua assessoria de comunicação, informou que “além das quatro unidades, a DCCIBER contará com um Centro de Inteligência Cibernética (CIC) e um Laboratório Técnico de Análises Cibernéticas, (Lac-TAC)”.

Publicidade

No decreto, não há menção a criptomoedas ou a crimes cometidos com o uso delas, mas a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo deixou claro que se houver fraude cometida com bitcoin ou outras criptomoedas a Divisão de Crimes Cibernéticos é quem irá cuidar do assunto.

“Por ser uma moeda digital, o bitcoin pode aparecer em diferentes tipos de crimes, desde fraudes e até lavagem de dinheiro, por isso dependerá de cada caso”, disse a assessoria.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Antônio Neto Ais e Fabrícia Campos, casal que lidera a Braiscompany (Foto: Reprodução/Instagram)

MPF faz nova denúncia contra donos da Braiscompany e doleiro por lavagem de dinheiro

Antônio Neto e Fabrícia Farias realizaram operações financeiras de grande porte com características de lavagem de dinheiro em pleno colapso da pirâmide
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin