Imagem da matéria: Instituição de caridade dos EUA recusa doação em bitcoin feita por hackers
Foto: Shutterstock

Pelo menos uma instituição de caridade dos EUA já recusou as doações em bitcoin que estão sendo feitas por um grupo de hackers.

Apelidado pela BBC de ‘Robin Hood misterioso’, o grupo de crimes cibernéticos criou uma ação solidária numa tentativa de ‘tornar o mundo um lugar melhor’.

Publicidade

De acordo com a reportagem de segunda-feira (19), os membros do grupo de hackers Darkside mostraram em um blog na deep web as provas de duas doações em bitcoin, cada uma de 0,88 BTC (cerca de R$ 58 mil).

Conforme detalhou o jornal, os hackers disseram ser justo que parte do dinheiro que as empresas pagaram vá para a caridade. Eles se referem a pagamentos de resgate mediante sequestro de sistema de computadores.

“Por pior que você defina o nosso trabalho, temos o prazer de saber que ajudamos a mudar a vida de alguém”, disseram os hackers conforme a reportagem.

Segundo a BBC, a primeira instituição de caridade a recusar a oferta foi a Children International. Com sede em Kansas City, no Missouri, a entidade que na internet apela constantemente por doações não aceitou o dinheiro sujo.

Publicidade

“Se a doação está vinculada a um hacker, não temos intenção de mantê-la”, disse à reportagem um porta-voz da instituição.

Print de uma das doações em bitcoin feitas por hackers; Imagem: Reprodução

Plataforma que intermediou bitcoin vai investigar

A outra instituição que recebeu a mesma doação é da cidade de Concord, Nova Hampshire, e se chama The Water Project. Apesar de não ter respondido à reportagem, a entidade pode tomar a mesma providência.

Isso porque uma outra organização, The Giving Block, que apenas intermediou as doações, deve alertar as demais entidades que aceitam criptomoedas como doação.

Segundo a plataforma, a equipe não sabia que essas doações foram feitas por cibercriminosos. No entanto, disseram que estão trabalhando para tentar identificar se tais fundos são realmente oriundos de roubo.

Publicidade

Se forem, disseram, começaremos o trabalho de devolvê-los ao legítimo proprietário. Contudo, o comentário do The Giving Block conota duplo sentido — devolver o dinheiro roubado aos criminosos ou a suas vítimas.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin sob nota de dinehiro da nigéria

Tensão entre Binance e Nigéria escala após CEO acusar governo de suborno de R$ 770 mi

Funcionário do governo nigeriano disse que alegações são infundadas e que disputa contra Binance deve ser resolvida na Justiça
Imagem da matéria: Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

Investidores aproveitam queda do Bitcoin para acumular ainda mais moedas

As baleias de Bitcoin compraram avidamente a última queda; investidores de longo prazo agora aguardam a próxima alta para realizar lucros
Ministro Zhaslan Madiyev ex-gerente Binance Cazaquistão

Gerente da Binance é nomeado ministro de Desenvolvimento Digital no Cazaquistão

Depois de passagens por bancos e órgãos do governo cazaquistanês, Zhaslan Madiyev ocupa agora o maior cargo do Ministério de Desenvolvimento Digital, Inovações e Indústria Aeroespacial
Moeda do Bitcoin envolta por raios (Lightning Network)

Lightning Labs está trazendo stablecoins para a blockchain do Bitcoin

“Ideia é ter dólares criptografados e stablecoins na blockchain do Bitcoin”, explicou Elizabeth Stark, CEO da Lightning Labs