Imagem da matéria: Governo da Venezuela apreende 76 equipamentos para minerar bitcoin
Equipamentos de mineração (Foto: Governo da Venezuela/Divulgação)

A Guarda Nacional da Venezuela apreendeu 76 equipamentos de mineração de bitcoin e altcoins na semana passada, segundo nota divulgada no sábado (10) pelo órgão, subordinado ao Ministério de Defesa do país.

Conforme o comunicado, a força policial reteve os equipamentos durante uma abordagem na Ponte de Angostura, no estado de Bolívar (a Venezuela é dividida em 28 estados). O motivo alegado foi a presença de “inconsistências documentais”.

Publicidade

Os itens, segundo disse o comandante-geral Adolfo Rodríguez Cepeda para a imprensa oficial, eram transportados por um cidadão chamado Wilson Eduardo Olivares Ravelo, dentro de um veículo Ford da cor branca, modelo Triton. O destino era a cidade de Puerto Ordaz, também em Bolívar.

Como há suspeitas que Ravelo estivesse usando autorizações falsas para circulação, posse e operação dos equipamentos, o caso foi encaminhado ao Ministério Público e à Superintendência Nacional de Ativos Criptografados e Atividades Correlatas (Sunacrip), que é um órgão regulador de criptomoedas do país.

Mineração legalizada

No final de 2020, o governo da Venezuela legalizou a mineração de bitcoin e altcoins no país e criou um ‘pool’ nacional para a prática. Por isso, só pode ‘extrair’ ativos digitais e validar transações quem tiver autorização.

De acordo com normativa publicada na época, é o governo o responsável por regulamentar utilização, importação, comercialização de equipamentos de mineração e até mesmo o reparo de pequenas peças.

Publicidade

É o Estado também que regulamenta o condicionamento de espaços para prestação de serviço de hospedagem de equipamentos.

O governo do país lançou até uma corretora de criptomoedas estatal chamada “Venezuela Exchange” (VEX), que vai dar suporte para a Petro – o ativo digital oficial da Venezuela – nos pares com bitcoin e litecoin, e para a dash, no par com a moeda fiduciária bolívar.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: SEC busca reverter classificação de XRP em nova apelação contra Ripple

SEC busca reverter classificação de XRP em nova apelação contra Ripple

O órgão regulador já havia apresentado seu recurso em meados de outubro, mas documento divulgado na quarta-feira representa um passo formal no processo de apelação
Moeda de Tether apoiada sobre outras deitadas

Criadora da stablecoin mais popular do mundo, Tether muda sua sede para El Salvador

CEO da Tether classificou a medida como uma progressão natural da empresa no sentido de fortalecer o foco em mercados emergentes
Imagem da matéria: Cynthia Lummis acusa FDIC de má conduta na supervisão de criptomoedas e exige prestação de contas

Cynthia Lummis acusa FDIC de má conduta na supervisão de criptomoedas e exige prestação de contas

Senadora citou alegações de que FDIC destruiu documentos e silenciou equipe durante uma investigação de supervisão do setor de criptomoedas
Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado

Receita recebe 24 contribuições em consulta pública sobre tributação de criptomoedas

Instrução Normativa 1.888/2019 será revisada com contribuições e publicada ainda no primeiro trimestre