O governo da Índia lançou nesta semana uma consulta pública sobre um Plano Nacional de Blockchain elaborado pelo Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação (MeitY). O projeto quer tornar o país líder global com a exploração da tecnologia blockchain juntamente com outras tecnologias emergentes, como a Inteligência artificial.
Recentemente, o Parlamento indiano discutiu a proibição das criptomoedas e também planos para lançar uma criptomoeda estatal. No entanto, oficialmente no momento, o governo apenas pretende obter a perspectiva dos cidadãos sobre o tema.
“Este documento preliminar fornece uma visão sobre as estratégias para metamorfosear o ecossistema Blockchain indiano para tornar a Índia um dos países líderes em termos de aproveitamento dos benefícios desta tecnologia emergente”, diz o MeitY
A consulta, que já recebeu mais de 100 comentários, vai até o dia 16 de fevereiro.
Leia Também
Moeda digital da Índia
A consulta pública está alinhada com as discussões em andamento no Parlamento da Índia, conforme o boletim mensal da entidade publicado no fim de janeiro. Nele, consta uma proposta de criação de uma estrutura que facilite a emissão de uma moeda digital.
“Para criar uma estrutura facilitadora para a criação de moeda digital oficial a ser emitida pelo Banco da Reserva da Índia. O projeto também visa proibir todas as criptomoedas privadas na Índia, exceto sua tecnologia adjacente”.