Imagem da matéria: Governo da Bahia lança aplicativo para licitação baseado na tecnologia blockchain
(Foto: André Frutuôso/Ascom SDR)

O Governo da Bahia lançou oficialmente o SOL, um aplicativo blockchain para licitações de aquisição de bens, serviços e obras, anunciado pela primeira vez em julho deste ano. Conforme publicação no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (04), o novo sistema permite que fornecedor envie e acompanhe suas propostas nas ofertas.

O SOL (Solução Online de Licitação), é direcionado a cooperativas e associações beneficiárias do projeto ‘Bahia Produtiva’.

Publicidade

O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Caiena Tecnologia e Design com o apoio do do governo baiano em parceria com o projeto ‘Governo Cidadão’ do estado do Rio Grande do Norte.

Desta forma, as cooperativas da agricultura no território baiano e também no estado do Rio Grande do Norte vão ter mais facilidade nos processos de que envolvem a agricultura familiar e outros projetos apoiados pelo Banco Mundial.

Sobre a tecnologia que surgiu com o Bitcoin, a publicação destaca que o novo sistema do Governo da Bahia “faz uso inovador da tecnologia blockchain, visando a segurança e confiabilidade nas transações públicas, garantindo a integridade de todo o processo licitatório.

Blockchain para transparência

O SOL, diz o comunicado, “permite que fornecedores de todo o país, pessoa física ou jurídica, enviem suas propostas e acompanhem o resultado da licitação, que permanece público para todos que têm acesso ao aplicativo”.

Publicidade

Em julho, quando o governo baiano anunciou pela primeira vez a nova solução, uma nota descreveu um pouco do ambiente que as cooperativas vão compartilhar.

“Editais, atas e contratos são gerados de maneira automática e as informações ficam disponíveis para que outros estados utilizem. Todas as informações sobre as licitações ficam disponíveis e armazenadas em um ambiente digital, tornando o processo seguro e transparente”.

Blockchain para desburocratizar

Na ocasião do lançamento, o secretário de desenvolvimento rural do estado da Bahia, Josias Gomes, disse o seguinte:

“Estamos apresentando uma inovação no aspecto tecnológico e no sentido de dizer que é possível ampliar o leque de empresas que forneçam os seus produtos para a agricultura familiar. Cada vez que a gente proporciona condições para que a tecnologia esteja a serviço da agricultura familiar do Nordeste, mais nós vamos tirando o agricultor familiar do anonimato”.

Para obter acesso ao novo sistema blockchain, as empresas interessadas em participar dessas licitações deverão baixar o aplicativo (para Android) na Play Store do Google. Para quem utiliza o dispositivo Iphone, o acesso ao SOL tem que ser feito por meio do seguinte endereço: fornecedor.sol.car.ba.gov.br.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ripple faz parceira para viabilizar pagamentos instantâneos entre Brasil e Portugal

Ripple faz parceira para viabilizar pagamentos instantâneos entre Brasil e Portugal

A parceria da Ripple com a Unicâmbio cria um novo corredor de pagamentos transfronteiriços entre Portugal e Brasil
homem algemado com as mãos para trás

Polícia apreende R$ 285 mil em criptomoedas de jovem que fraudou fintech de Florianópolis

As investigações continuam para identificar outros membros do grupo criminoso
logo Unichain blockchain Uniswap

Uniswap acaba de lançar sua própria blockchain; conheça a Unichain

A Uniswap apresentou a rede de segunda camada em Ethereum como “um novo lar para as finanças descentralizadas”
ilustração rede ethereum em azul e fundo preto simula rede blockchain

Nova atualização “Pectra” do Ethereum está prevista para abril; conheça

O upgrade na rede do ETH deve ser finalizado em 8 de abril se os testes Holesky e Sepolia forem bem-sucedidos