Imagem da matéria: Governo da Bahia lança aplicativo para licitação baseado na tecnologia blockchain
(Foto: André Frutuôso/Ascom SDR)

O Governo da Bahia lançou oficialmente o SOL, um aplicativo blockchain para licitações de aquisição de bens, serviços e obras, anunciado pela primeira vez em julho deste ano. Conforme publicação no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (04), o novo sistema permite que fornecedor envie e acompanhe suas propostas nas ofertas.

O SOL (Solução Online de Licitação), é direcionado a cooperativas e associações beneficiárias do projeto ‘Bahia Produtiva’.

Publicidade

O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Caiena Tecnologia e Design com o apoio do do governo baiano em parceria com o projeto ‘Governo Cidadão’ do estado do Rio Grande do Norte.

Desta forma, as cooperativas da agricultura no território baiano e também no estado do Rio Grande do Norte vão ter mais facilidade nos processos de que envolvem a agricultura familiar e outros projetos apoiados pelo Banco Mundial.

Sobre a tecnologia que surgiu com o Bitcoin, a publicação destaca que o novo sistema do Governo da Bahia “faz uso inovador da tecnologia blockchain, visando a segurança e confiabilidade nas transações públicas, garantindo a integridade de todo o processo licitatório.

Blockchain para transparência

O SOL, diz o comunicado, “permite que fornecedores de todo o país, pessoa física ou jurídica, enviem suas propostas e acompanhem o resultado da licitação, que permanece público para todos que têm acesso ao aplicativo”.

Publicidade

Em julho, quando o governo baiano anunciou pela primeira vez a nova solução, uma nota descreveu um pouco do ambiente que as cooperativas vão compartilhar.

“Editais, atas e contratos são gerados de maneira automática e as informações ficam disponíveis para que outros estados utilizem. Todas as informações sobre as licitações ficam disponíveis e armazenadas em um ambiente digital, tornando o processo seguro e transparente”.

Blockchain para desburocratizar

Na ocasião do lançamento, o secretário de desenvolvimento rural do estado da Bahia, Josias Gomes, disse o seguinte:

“Estamos apresentando uma inovação no aspecto tecnológico e no sentido de dizer que é possível ampliar o leque de empresas que forneçam os seus produtos para a agricultura familiar. Cada vez que a gente proporciona condições para que a tecnologia esteja a serviço da agricultura familiar do Nordeste, mais nós vamos tirando o agricultor familiar do anonimato”.

Para obter acesso ao novo sistema blockchain, as empresas interessadas em participar dessas licitações deverão baixar o aplicativo (para Android) na Play Store do Google. Para quem utiliza o dispositivo Iphone, o acesso ao SOL tem que ser feito por meio do seguinte endereço: fornecedor.sol.car.ba.gov.br.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Talvez você queira ler
Ricardo e Camila, criadores do projeto Bitcoin é Aqui posam para foto

Conheça a pequena cidade brasileira que se tornou local com maior taxa de adoção do Bitcoin no mundo

Município do Rio Grande do Sul adota o Bitcoin como meio de pagamento para cortes de cabelo e cafés e chegando até em terrenos
Imagem da matéria: Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Polícia do Rio pede ajuda da população para encontrar líderes de pirâmide financeira cripto; veja fotos

Anderson e Mabia de Almeida eram diretores da Trion Invest, esquema fraudulento de criptomoedas que lesou cerca de mil pessoas em Niterói
Pedro do Flamengo vai para cima de Alisson do São Paulo em final da Copa do Brasil

Jogo do São Paulo contra Flamengo terá ingressos tokenizados; veja preços

O “Smart Ticket” começou a ser vendido na terça-feira (28) pelo app do clube paulista, e vale para o jogo de 6 de dezembro no Morumbi
cédulas de 100 e 200 reais

Cresce número de brasileiros que sacam dinheiro em caixas eletrônicos

De acordo com o levantamento, 54% dos pesquisados disseram que o saque é uma das principais operações realizadas cotidianamente