Governo da Bahia lança aplicativo para licitação baseado na tecnologia blockchain

Governo da Bahia lança aplicativo para licitação baseado na tecnologia blockchain
(Foto: André Frutuôso/Ascom SDR)


O Governo da Bahia lançou oficialmente o SOL, um aplicativo blockchain para licitações de aquisição de bens, serviços e obras, anunciado pela primeira vez em julho deste ano. Conforme publicação no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (04), o novo sistema permite que fornecedor envie e acompanhe suas propostas nas ofertas.

O SOL (Solução Online de Licitação), é direcionado a cooperativas e associações beneficiárias do projeto ‘Bahia Produtiva’.

O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Caiena Tecnologia e Design com o apoio do do governo baiano em parceria com o projeto ‘Governo Cidadão’ do estado do Rio Grande do Norte.

Desta forma, as cooperativas da agricultura no território baiano e também no estado do Rio Grande do Norte vão ter mais facilidade nos processos de que envolvem a agricultura familiar e outros projetos apoiados pelo Banco Mundial.

Sobre a tecnologia que surgiu com o Bitcoin, a publicação destaca que o novo sistema do Governo da Bahia “faz uso inovador da tecnologia blockchain, visando a segurança e confiabilidade nas transações públicas, garantindo a integridade de todo o processo licitatório.

Blockchain para transparência

O SOL, diz o comunicado, “permite que fornecedores de todo o país, pessoa física ou jurídica, enviem suas propostas e acompanhem o resultado da licitação, que permanece público para todos que têm acesso ao aplicativo”.



Em julho, quando o governo baiano anunciou pela primeira vez a nova solução, uma nota descreveu um pouco do ambiente que as cooperativas vão compartilhar.

“Editais, atas e contratos são gerados de maneira automática e as informações ficam disponíveis para que outros estados utilizem. Todas as informações sobre as licitações ficam disponíveis e armazenadas em um ambiente digital, tornando o processo seguro e transparente”.

Blockchain para desburocratizar

Na ocasião do lançamento, o secretário de desenvolvimento rural do estado da Bahia, Josias Gomes, disse o seguinte:

“Estamos apresentando uma inovação no aspecto tecnológico e no sentido de dizer que é possível ampliar o leque de empresas que forneçam os seus produtos para a agricultura familiar. Cada vez que a gente proporciona condições para que a tecnologia esteja a serviço da agricultura familiar do Nordeste, mais nós vamos tirando o agricultor familiar do anonimato”.

Para obter acesso ao novo sistema blockchain, as empresas interessadas em participar dessas licitações deverão baixar o aplicativo (para Android) na Play Store do Google. Para quem utiliza o dispositivo Iphone, o acesso ao SOL tem que ser feito por meio do seguinte endereço: fornecedor.sol.car.ba.gov.br.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br