Google Brasil diz que pedido de conta de débito ao Banco Central é para emissão de vale-presente

Mudança veio após reportagem sobre pedido junto ao Banco Central para operar conta de pagamento pré-paga no Brasil

Google Brasil diz que pedido de conta de débito ao Banco Central é para emissão de vales-presentes
Foto: Shutterstock


Após reportagem publicada na última sexta-feira (14) sobre o pedido de autorização junto ao Banco Central para operar uma conta digital de pagamentos pré-paga no Brasil, o Google Brasil enviou uma nota ao Portal do Bitcoin sobre o objetivo da solicitação.

“O Google Brasil esclarece que o pedido de autorização de arranjo e instituição de pagamentos em análise no Banco Central está relacionado à emissão de vales-presente (gift cards) para compras no Play Store. O serviço encontra-se em operação”, disse a empresa por meio de sua assessoria de imprensa.

Inicialmente o Google havia informado à reportagem que não se pronunciaria sobre a solicitação junto ao Banco Central, por ela ainda estar em andamento.

Google e BC

A gigante do setor de tecnologia é uma das 12 empresas que constam de lista divulgada pelo Banco Central sobre pedidos pendentes para operar arranjos de pagamentos no país.

A modalidade solicitada pela gigante de tecnologia é a de conta digital pré-paga para fins domésticos — um dos arranjos de pagamentos mais simples.

Esse é o modelo usado pelas empresas que emitem cartões de vale-refeição e cartões pré-pagos em reais, nas quais os recursos são depositados previamente. A Nuconta, do Nubank, por exemplo, também se enquadra nessa categoria.

Para Rodrigo Csizmar Borges, general manager do hub de serviços financeiros Sppyns, a resposta do Google não deixa muito clara a destinação desses gift cards. Mas o serviço a ser oferecido está alinhado com o que a empresa vem oferecendo globalmente

“Faz sentido dentro da estratégia que o Google tem, que já possui acesso a grande parte do que fazemos na nossa vida. Me parece natural ele querer também ter um relacionamento com seus clientes na área financeira”.

Ainda segundo Borges, a resposta do Google à reportagem não dá muitos detalhes sobre o uso desses gift cards pela gigante de tecnologia. Mas, pelo menos em princípio, é um indicativo positivo.

“Vai depender. Uma empresa com os recursos que tem, entrando nesse mercado [de pagamentos], vejo com bons olhos. Mas precisamos avaliar como isso vai prosseguir”.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br