Imagem da matéria: Google Brasil diz que pedido de conta de débito ao Banco Central é para emissão de vale-presente
Foto: Shutterstock

Após reportagem publicada na última sexta-feira (14) sobre o pedido de autorização junto ao Banco Central para operar uma conta digital de pagamentos pré-paga no Brasil, o Google Brasil enviou uma nota ao Portal do Bitcoin sobre o objetivo da solicitação.

“O Google Brasil esclarece que o pedido de autorização de arranjo e instituição de pagamentos em análise no Banco Central está relacionado à emissão de vales-presente (gift cards) para compras no Play Store. O serviço encontra-se em operação”, disse a empresa por meio de sua assessoria de imprensa.

Publicidade

Inicialmente o Google havia informado à reportagem que não se pronunciaria sobre a solicitação junto ao Banco Central, por ela ainda estar em andamento.

Google e BC

A gigante do setor de tecnologia é uma das 12 empresas que constam de lista divulgada pelo Banco Central sobre pedidos pendentes para operar arranjos de pagamentos no país.

A modalidade solicitada pela gigante de tecnologia é a de conta digital pré-paga para fins domésticos — um dos arranjos de pagamentos mais simples.

Esse é o modelo usado pelas empresas que emitem cartões de vale-refeição e cartões pré-pagos em reais, nas quais os recursos são depositados previamente. A Nuconta, do Nubank, por exemplo, também se enquadra nessa categoria.

Publicidade

Para Rodrigo Csizmar Borges, general manager do hub de serviços financeiros Sppyns, a resposta do Google não deixa muito clara a destinação desses gift cards. Mas o serviço a ser oferecido está alinhado com o que a empresa vem oferecendo globalmente

“Faz sentido dentro da estratégia que o Google tem, que já possui acesso a grande parte do que fazemos na nossa vida. Me parece natural ele querer também ter um relacionamento com seus clientes na área financeira”.

Ainda segundo Borges, a resposta do Google à reportagem não dá muitos detalhes sobre o uso desses gift cards pela gigante de tecnologia. Mas, pelo menos em princípio, é um indicativo positivo.

“Vai depender. Uma empresa com os recursos que tem, entrando nesse mercado [de pagamentos], vejo com bons olhos. Mas precisamos avaliar como isso vai prosseguir”.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken
Antônio Ais posa para foto ao lado de carro

Criador da Braiscompany, Antônio Neto Ais é solto na Argentina

O benefício de prisão domiciliar valerá até que o processo de extradição para Brasil seja resolvido
Celular com logo do Pix sob bandeira do Brasil

Pix: Um catalisador para o futuro das finanças descentralizadas no Brasil? | Opinião

Para o autor, o Pix, combinado com os princípios das finanças descentralizadas e conceitos de dinheiro programável, poderia abrir caminho para uma nova era de inovação financeira