BitMex sai do ar por uma hora após preço do bitcoin ir a zero na corretora

Problema no banco de dados pode ter ocasionado a falha

BitMex sai do ar por uma hora após preço do bitcoin ir a zero na corretora
Foto: Shutterstock


A BitMex, maior corretora de derivativos de criptomoedas, saiu do fora do ar na manhã desta terça-feira após o preço do bitcoin chegar a zero na plataforma. No site da empresa foi colocada uma mensagem no qual informava que a plataforma de trades estava offline e que o problema estava sendo investigado.

Cerca de um hora mais tarde, o sistema retornou ao ar, mas as negociações e saques permaneciam congelados. Às 10h40, os trades já haviam retornado.

Pelo sistema da corretora não é mais possível ver o preço zerado, porque a empresa voltou o banco de dados em 30 minutos. Nas últimas 24 horas, o volume negociado na corretora era superior aos US$ 2,4 bilhões.

O programador Bruno Silva estava operando no momento em que a plataforma saiu do ar:

“Eu coloquei uma ordem e aí não teve resposta. Deu aquele erro 504. Eram 9h30 isso. Logo depois eles voltaram mas muitos trades eram de meia hora antes”.

Bruno acredita que houve algum problema no banco de dados, que seria possível em uma corretora com um volume tão alto de trades.

O preço teria ido a zero por um problema tecnológico e não de mercado. Como os fundos da BitMex então em uma cold wallet, os fundos provavelmente estão seguros.

Não é a primeira vez que a corretora sai do ar. Mas, em geral, o sistema retorna pouco menos de uma hora depois.

A BitMEX foi por muito tempo a exchange de maior volume do mercado internacional. Ela perdeu esse posto recentemente, ao ser ultrapassada pela Binance, que adicionou negociação de derivativos.