logo da uniswap com gráficos ao fundo
Shutterstock

Um grupo de golpistas usou o nome da exchange de criptomoedas descentralizada Uniswap para promover uma fraude chamada ‘Unifi’ e roubar investidores na China. Na sequência, os responsáveis alegaram um hack para não devolver o dinheiro dos clientes e sumiram. O esquema fraudulento foi relatado pelo site DLNews em publicação nesta segunda-feira (24).

O golpe começou usando o nome “Uniswap Asia” e depois mudou para Unifi. Segundo a publicação, o foco era atrair investidores para pools de liquidez por meio de um aplicativo. Eles então instaram as pessoas a investir no negócio e prometerem até mesmo uma distribuição gratuita de tokens, mais conhecido no mercado como airdrop.

Publicidade

A Unifi fez um grande esforço para parecer legítima,usando inclusive o logotipo e a marca da Uniswap, que é a maior exchange descentralizada do mercado de criptomoedas. Eles criam um grupo no Telegram que rapidamente chegou a 38.000 usuários e promovem eventos com falsos diretores.

O golpe fatal veio no dia 12 de julho, quando os responsáveis pelo grupo no Telegram alegaram um hack, desabilitaram postagens e, no dia seguinte, em 13 de julho, a plataforma publicou uma mensagem de manutenção. Desde então, afirma o DLNews, não houve mais nenhuma publicação.

Trata-se do estilo clássico dos ‘golpes de saída’ (ou exit scam, em inglês), que é quando os golpistas abandonam o negócio e deletam seus perfis em redes sociais e desaparecem com os fundos. Não há estimativa de quanto foi roubado dos investidores no golpe Unifi.

Apesar da proibição de criptomoedas na China e alguns países da Ásia,  com o relaxamento de autoridades sobre investimentos no setor — mais precisamente da região autônoma de Hong Kong, o golpe Unifi mostra o quanto os chineses podem ser vulneráveis se o mercado se expandir como em outros continentes.

Publicidade

Golpistas usaram nome da Uniswap em grande evento

Para tornar as coisas ainda mais convincentes, os golpistas organizaram uma gravação de Zoom com pessoas se passando por executivos da Uniswap, conforme revelou o site Coingape no mês passado.

O esquema também usou atores estrangeiros para se passarem pelos verdadeiros diretores da empresa — “Mike Hanlon” se apresentou como o CEO da Uniswap.

Ao ficar sabendo do golpe na ocasião, o verdadeiro fundador e CEO da Unisawp, Hayden Adams, fez o seguinte comentário:

“O vídeo é uma loucura. Não faço ideia de quem são essas pessoas”. Ele esclareceu que nem a Uniswap nem a Fundação tiveram qualquer associação com o vídeo ou com os indivíduos envolvidos, disse a publicação.

Publicidade

Evento teve até dancinha

Outro vídeo, contendo imagens de um evento menor, supostamente de algum líder da quadrilha, foi compartilhado no Twitter no início deste mês.

CEO teve conta no Twitter hackeada

Na semana passada,  a conta de Adams no Twitter foi hackeada e os golpistas passaram a enviar links de phishing até que a conta fosse restaurada. Na ocasião, o jornalista Colin Wu comentou que esse tipo de roubo de dados ocorre geralmente por meio de troca de chip de celular (SIM), quando o invasor assume o número de telefone da vítima.

Na noite da quinta-feira (20), Adams tweetou um agradecimento a todos que o ajudaram a denunciar o roubo da conta e disse: “No controle do meu Twitter novamente”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Banco Central se reunirá hoje com Facebook para debater proibição do WhatsApp Pay

“Inserimos com o Drex o conceito de tokenização nos sistemas dos bancos”, diz Campos Neto

O presidente do BC participa do Emerging Tech Summit, evento do Valor Capital Group em São Paulo
Imagem da matéria: Memecoin de Trump na Solana dispara com boatos de ser token oficial

Memecoin de Trump na Solana dispara com boatos de ser token oficial

Sem nenhuma evidência de um vínculo com Trump, uma memecoin mais do que dobrou de preço e teve US$ 129 milhões em negociações com base em um boato
Fios de transmissão cortados

Rede de segunda camada do Bitcoin, Stacks fica parada por 9 horas — o que aconteceu?

A interrupção na produção de blocos na sexta-feira causou também uma queda de 16% no preço do token STX; aqui está o porquê
moeda cardano ADA com graficos ao fundo

Charles Hoskinson diz que hard fork ‘Chang’ será marco na história da Cardano

Agendado para este mês de junho, a atualização Chang levará a Cardano para a versão 9.0