logo da uniswap com gráficos ao fundo
Shutterstock

Um grupo de golpistas usou o nome da exchange de criptomoedas descentralizada Uniswap para promover uma fraude chamada ‘Unifi’ e roubar investidores na China. Na sequência, os responsáveis alegaram um hack para não devolver o dinheiro dos clientes e sumiram. O esquema fraudulento foi relatado pelo site DLNews em publicação nesta segunda-feira (24).

O golpe começou usando o nome “Uniswap Asia” e depois mudou para Unifi. Segundo a publicação, o foco era atrair investidores para pools de liquidez por meio de um aplicativo. Eles então instaram as pessoas a investir no negócio e prometerem até mesmo uma distribuição gratuita de tokens, mais conhecido no mercado como airdrop.

Publicidade

A Unifi fez um grande esforço para parecer legítima,usando inclusive o logotipo e a marca da Uniswap, que é a maior exchange descentralizada do mercado de criptomoedas. Eles criam um grupo no Telegram que rapidamente chegou a 38.000 usuários e promovem eventos com falsos diretores.

O golpe fatal veio no dia 12 de julho, quando os responsáveis pelo grupo no Telegram alegaram um hack, desabilitaram postagens e, no dia seguinte, em 13 de julho, a plataforma publicou uma mensagem de manutenção. Desde então, afirma o DLNews, não houve mais nenhuma publicação.

Trata-se do estilo clássico dos ‘golpes de saída’ (ou exit scam, em inglês), que é quando os golpistas abandonam o negócio e deletam seus perfis em redes sociais e desaparecem com os fundos. Não há estimativa de quanto foi roubado dos investidores no golpe Unifi.

Apesar da proibição de criptomoedas na China e alguns países da Ásia,  com o relaxamento de autoridades sobre investimentos no setor — mais precisamente da região autônoma de Hong Kong, o golpe Unifi mostra o quanto os chineses podem ser vulneráveis se o mercado se expandir como em outros continentes.

Publicidade

Golpistas usaram nome da Uniswap em grande evento

Para tornar as coisas ainda mais convincentes, os golpistas organizaram uma gravação de Zoom com pessoas se passando por executivos da Uniswap, conforme revelou o site Coingape no mês passado.

O esquema também usou atores estrangeiros para se passarem pelos verdadeiros diretores da empresa — “Mike Hanlon” se apresentou como o CEO da Uniswap.

Ao ficar sabendo do golpe na ocasião, o verdadeiro fundador e CEO da Unisawp, Hayden Adams, fez o seguinte comentário:

“O vídeo é uma loucura. Não faço ideia de quem são essas pessoas”. Ele esclareceu que nem a Uniswap nem a Fundação tiveram qualquer associação com o vídeo ou com os indivíduos envolvidos, disse a publicação.

Publicidade

Evento teve até dancinha

Outro vídeo, contendo imagens de um evento menor, supostamente de algum líder da quadrilha, foi compartilhado no Twitter no início deste mês.

CEO teve conta no Twitter hackeada

Na semana passada,  a conta de Adams no Twitter foi hackeada e os golpistas passaram a enviar links de phishing até que a conta fosse restaurada. Na ocasião, o jornalista Colin Wu comentou que esse tipo de roubo de dados ocorre geralmente por meio de troca de chip de celular (SIM), quando o invasor assume o número de telefone da vítima.

Na noite da quinta-feira (20), Adams tweetou um agradecimento a todos que o ajudaram a denunciar o roubo da conta e disse: “No controle do meu Twitter novamente”.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra

Coinbase mira USDT da Tether com meta de expandir o USDC em US$ 86 bi

O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disse na quinta-feira (13) que o…
Imagem da matéria: Kanye West irá lançar memecoin para recuperar perdas financeiras após se proclamar nazista

Kanye West irá lançar memecoin para recuperar perdas financeiras após se proclamar nazista

70% da oferta do suposto token YZY ficará nas mãos de Kanye West e poderá ser usado para comprar produtos na loja online do rapper
Imagem da matéria: 1º ETF à vista de XRP do mundo vai estrear em breve no Brasil

1º ETF à vista de XRP do mundo vai estrear em breve no Brasil

O ETF de XRP da Hashdex já foi aprovado pela CVM e está no momento em fase pré-operacional
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether terá que vender reserva de Bitcoin para seguir novas leis dos EUA, diz JPMorgan

Dois projetos de lei nos EUA buscam regular stablecoins; se aprovados, Tether precisará ajustar suas reservas