moeda de Bitcoin à frente do logotipo do Goldman Sachs
Shutterstock

O Goldman Sachs, um dos maiores bancos do mundo, entrou com um pedido na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos para um produto de investimento que poderia expor clientes – indiretamente – ao Bitcoin.

O pedido à SEC, que detalha uma “nota vinculada” (um produto de geração de renda vinculado a um título ou cesta de valores mobiliários, como um ETF), diz que os investidores podem ser expostos a “inovações disruptivas”.

Publicidade

Como a nota vinculada rastreia o ARK Innovation, um fundo negociado em bolsa (ETF) que é investido no Grayscale Bitcoin Investment Trust Grayscale, os investidores podem ser expostos ao bitcoin – mas não diretamente.

Um ETF de Bitcoin, que permitiria aos investidores comprar ações que representam o ativo digital, não existe nos Estados Unidos – ainda. Muitas empresas já tentaram lançar um, incluindo a gigante de investimentos Fidelity, que entrou com seu pedido hoje. A SEC relutou em aprovar esses produtos no passado, citando preocupações sobre a manipulação do mercado de Bitcoin.

Mas ETFs de Bitcoin existem em outros lugares – no Canadá (onde eles têm sido um grande sucesso) e nas Bermudas. Outros dois foram aprovados recentemente no Brasil, mas ainda não estão em operação.

O pedido da Goldman, datado de 19 de março, não é para um ETF, mas um produto que rastrearia um ETF exposto a ações de Bitcoin.

Publicidade

E é outra maneira que a Goldman Sachs está demonstrando interesse no Bitcoin.

O banco era anteriormente cético em relação à moeda. No ano passado, negou que o Bitcoin fosse uma classe de ativos. Mas, desde então, disse que vai começar a negociar futuros de Bitcoin, reabrindo sua mesa de negociação de criptomoedas depois de fechá-la em 2018.

O analista da Bloomberg ETF, Eric BalchunasIt, disse ao Decrypt que o novo produto vinculado ao Bitcoin da Goldman é “como uma aposta paralela para seus clientes institucionais maiores”.

Como diz o documento da SEC: “O ETF pode ter exposição a criptomoedas, como Bitcoin, indiretamente por meio de um investimento em um fundo de concessão. A exposição do ETF à criptomoeda pode mudar ao longo do tempo e, consequentemente, essa exposição nem sempre pode ser representada na carteira do ETF. ”

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin e ethereum em grafico vermelho de queda

Bitcoin e Ethereum passam a cair e provocam liquidações de US$ 150 milhões

Tanto o Bitcoin quanto o Ethereum despencaram na manhã de sexta-feira (10), provocando uma onda de liquidação de longo prazo
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Donald Trump recebe compradores de seus NFTs em jantar de luxo

O ex-presidente resolveu aproveitar o dia de folga do Tribunal de Nova York para receber os apoiadores no resort de luxo Mar-a-Lago