Ilustração mostra logotipo Solana à frente de gráfico de trading
Shutterstock

A Fundação Solana anunciou que removeu um grupo de operadores validadores de seu Programa de Delegação devido ao seu envolvimento em ataques sanduíche (sandwich attacks) a usuários Solana. O programa foi implementado para ajudar validadores a operar, delegando a eles tokens SOL com base em seu desempenho.

“As decisões neste assunto são finais. As ações de fiscalização estão em andamento à medida que detectamos operadores participando de mempools que permitem ataques sanduíche”, escreveu no Discord, Tim Garcia. Segundo o The Block, Garcia é líder da equipe de validação da Fundação Solana.

Publicidade

Para Mert Mumtaz, cofundador do provedor de RPC Helius para Solana, a medida garantirá que a fundação não delegue a validadores que realizam ataques maliciosos contra usuários de varejo. Em outras palavras, os banidos não receberão mais subsídios.

Ataques de sanduíche são contra as regras estabelecidas pela Fundação Solana em uma postagem de Garcia no Discord de 7 de maio. Conforme anotou o The Block, os regulamentos preveem o seguinte:

“Operadores envolvidos em atividades maliciosas, como participar de um mempool privado para transações de ataque sanduíche ou de outra forma prejudicar usuários Solana, não serão tolerados pelo programa de delegação. Qualquer pessoa encontrada envolvida em tal atividade será rejeitada do programa e qualquer participação da Fundação será imediata e permanentemente removida”.

Validador Solana punido ainda pode contribuir com a rede

Mesmo com a punição, o grupo específico de operadoras ainda pode contribuir para o blockchain, mas não serão mais subsidiados com tokens, segundo as regras da Fundação. Isso ocorre devido a rede Solana ser um sistema blockchain sem permissão (ou ‘permissionless’ em inglês).

Publicidade

Como funciona o Ataque do Sanduíche

O “ataque do sanduíche” passou a ser uma prática comum no ecossistema de Finanças Descentralizadas (DeFi), abusando da transparência da blockchain para realizar operações em exchanges descentralizadas, como a Uniswap.

A manobra consiste em marcar contas-alvo de traders que utilizam estas plataformas e programar um robô (bot) para se adiantar às ordens de compra, pagando taxas de gás mais caras e executando a compra antes de seu alvo.

Após comprar o criptoativo, o atacante programa uma ordem de venda em um valor um pouco mais alto, lucrando com a diferença. A ordem de compra da vítima é então executada com “spread de preço” em um valor um pouco mais alto do que o programado inicialmente – “ensanduichando” a vítima.

O “ataque do sanduíche” é altamente lucrativo em tokens de baixa liquidez, como é o caso do PEPE e outras memecoins, pois os traders normalmente programam suas ordens com um “spread” mais alto, para viabilizar a aquisição.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Nova York processa minerador de criptomoedas e exchange cripto por fraude de US$ 1 bilhão

Nova York processa minerador de criptomoedas e exchange cripto por fraude de US$ 1 bilhão

Autoridades acusam a exchange cripto NovaTech e a empresa de mineração AWS Mining de “envolvimento em esquemas de pirâmide ilegais”
algema se detaca à frente de fundo esboçado do logo da FTX

Executivo condenado da FTX diz que em breve vai dizer o que realmente aconteceu com corretora

O ex-executivo disse em tweets que foi tratado injustamente, mas também afirmou que não é uma “vítima”
Imagem da matéria: Quem é Roaring Kitty e o que seu retorno significa para as criptomoedas?

Quem é Roaring Kitty e o que seu retorno significa para as criptomoedas?

Keith Gill, o Roaring Kitty, encenou seu retorno ao Twitter, depois ao Reddit e, finalmente, de volta ao YouTube com uma transmissão ao vivo que atraiu 700.000 espectadores
Imagem da matéria: Viden.vc investe na Magisat, projeto focado no ecossistema financeiro do Bitcoin

Viden.vc investe na Magisat, projeto focado no ecossistema financeiro do Bitcoin

A rodada de investimentos seed da Magisat contou com a presença de outros fundos, como o Bitcoin Frontier Fund, UTXO Management e Unbroken Chain