Pilha com varias moedas de Ethereum
Shutterstock

A Fundação Ethereum recebeu uma “investigação voluntária de uma autoridade estatal que incluiu uma exigência de confidencialidade”, de acordo com uma mensagem de commit postada no GitHub no mês passado.

A fundação não nomeou a “autoridade estatal” em sua mensagem de commit no GitHub — um registro que descreve alterações feitas em um repositório de código — e não respondeu imediatamente a um pedido de comentário do Decrypt.

Publicidade

A notícia, que foi reportada pela primeira vez pelo Coindesk nesta quarta-feira (20), parece ter passado despercebida desde o dia 26 de fevereiro de 2024. Até que o desenvolvedor frontend da Fundação Ethereum, Pablo Pettinari, a adicionou ao repositório de código do site da Fundação Ethereum.

O que é a Fundação Ethereum?

A Fundação Ethereum é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para apoiar o ecossistema Ethereum. No entanto, de forma crítica, sempre afirmou que não possui nem controla a rede.

“Somos parte de uma comunidade maior de organizações e indivíduos que financiam o desenvolvimento do protocolo, expandem o ecossistema e defendem o Ethereum”, diz a organização em seu site.

O site da fundação costumava dizer que a organização sem fins lucrativos nunca havia sido contatada por uma agência que exigisse que o contato fosse mantido em segredo. “A Fundação Ethereum divulgará publicamente qualquer tipo de inquérito de agências governamentais que esteja fora do escopo das operações comerciais regulares”, afirmava.

Publicidade

A mensagem no rodapé foi removida no mesmo dia em que a mensagem de commit disse que a fundação foi contatada pela agência estatal não nomeada junto com o canário de garantia do site.

Um canário de garantia (warrant canary) é geralmente uma sequência de texto ou imagem — o da Fundação Ethereum costumava ser um pássaro colorido. Ele permanece no site enquanto a empresa não recebeu uma intimação governamental secreta ou solicitação de documentos.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Memecoin Toshi dispara mais de 130% com possível listagem na Coinbase

Memecoin Toshi dispara mais de 130% com possível listagem na Coinbase

Caso listagem seja confirmada, será apenas a segunda memecoin cunhada na Base que será colocada para compra e venda na Coinbase
Casa à beira de rio no Butão

Região especial do Butão adota Bitcoin e Ethereum em reserva estratégica

A medida se baseia no papel crescente do Butão no setor cripto, com o governo já detendo reservas significativas de Bitcoin