ethereum em 2025
Imagem gerada por Portal do Bitcoin com IA

O teste Hoodi, ensaio final para a próxima atualização Pectra da rede Ethereum que foi ao ar nesta quarta-feira (26), está sendo observado de perto pelos desenvolvedores, visto que dois testes anteriores — Holesky e Sepolia — não foram finalizados corretamente.

Contudo, se o testnet Hoodi for bem-sucedido, o Pectra pode chegar à rede principal do Ethereum em cerca de um mês, com maior escalabilidade da rede e melhor oferta de flexibilidade de staking, conforme o planejamento.

Publicidade

As testnets funcionam como cópias de uma blockchain principal e são usadas por desenvolvedores para executar quaisquer grandes alterações de código em um ambiente de baixo risco, dando a eles um lugar para corrigir quaisquer bugs antes que eles cheguem à mainnet.

Hoodi foi o último de três testnets a rodar uma simulação do Pectra. Segundo apurou o CoinDesk, os desenvolvedores concordaram previamente que se tudo corresse bem, o Pectra seria monitorado por mais 30 dias e então, finalmente, ativado na mainnet do Ethereum.

Atualização Pectra do Ethereum

A Pectra visa permitir que os usuários paguem taxas de gás com vários tokens, incluindo stablecoins como USDC. Ela também permitirá o patrocínio de taxas de terceiros, o que permite que uma entidade pague taxas de gás em nome do usuário — algo que se tornou extremamente importante em redes de escalonamento de segunda camada.

Além disso, os validadores de Ethereum terão uma capacidade significativamente maior de quantos tokens eles podem fazer stake — de 32 ETH para 2.048 ETH. O aumento será acoplado com mais flexibilidade para quando e como o Ethereum staked pode ser sacado.

Publicidade

A Pectra também estabelecerá as bases para a recuperação social (Social Recovery), o que permite que os usuários confiem em contatos confiáveis ​​para ajudá-los a recuperar o acesso a uma carteira da qual esqueceram ou perderam a chave.

Com isso, muitos acreditam que o Pectra será a maior atualização do Ethereum desde o The Merge e uma das maiores da sua história.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração de pessoas trocando informações via blockchain entre celulares

Banco Central quer ouvir a sociedade sobre “tokenização” de cartões

A ação busca obter informações e evidências que vão subsidiar estudos sobre o tema
fachada desgastada de um bunker nuclear antigo

Projeto busca arrecadar R$ 8 milhões com NFTs para criar DAO e comprar bunker da Guerra Fria

Coletivo cripto planeja vender 100 mil NFTs para adquirir um bunker em Rutland, na Inglaterra, e depois formar uma DAO para administrá-lo
Imagem da matéria: CEO promete queimar o próprio dinheiro após sua criptomoeda cair 90%

CEO promete queimar o próprio dinheiro após sua criptomoeda cair 90%

John Patrick Mullin, cofundador e CEO da Mantra, afirma que queimará seus tokens OM após o crash do ativo no domingo