“Fraudes, abusos e má conduta”: regulador dos EUA detona o mercado das criptomoedas

Durante audiência no Senado americano o presidente da SEC, Gary Gensler, não deu pistas sobre os pedidos de criação de ETFs de Bitcoin à vista que estão sob revisão na instituição
Gary Gensler SEC in GOP Financial Services-Reprodução-Youtube

Gary Gensler em debate sobre criptomoedas com parlamentares dos EUA (Reprodução/YouTube)

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, voltou a criticar o setor de criptomoedas nesta terça-feira (12) durante uma audiência no Senado americano. O regulador, no entanto, se recusou a dar qualquer dica sobre o andamento de uma longa lista de pedidos de fundos negociados em bolsa (ETF) spot (à vista) de Bitcoin, atualmente sob sua revisão.

Referindo-se à decisão bombástica de um juiz federal no mês passado de ficar do lado da Grayscale em vez da SEC, o senador Bill Hagerty (Republicano/Tennessee) perguntou a Gensler o que o órgão precisa ver em um pedido para aprovar um ETF de Bitcoin à vista. 

Publicidade

Gensler então disse ao Comitê Bancário do Senado que a SEC “ainda estava revisando essa decisão” e acrescentou: “Temos vários registros de produtos negociados em bolsa com Bitcoin, então não é apenas aquele que você mencionou, mas são vários outros que estamos revendo. Estou ansioso pelas recomendações da equipe”.

No fim do mês passado, um juiz decidiu que a negação da SEC ao pedido de ETF Bitcoin à vista da Grayscale deve ser revisada, apoiando a gestora em seu processo contra o regulador. 

Um ETF Bitcoin à vista é o tema mais quente no mundo das criptomoedas no momento; a SEC negou durante anos pedidos para o produto, o que permitiria aos investidores obter exposição ao Bitcoin sem precisar deter o ativo. 

E os investidores estão ávidos por um produto — incluindo instituições — porque isso lhes daria exposição direta ao setor cripto de uma forma mais fácil e segura.

Publicidade
Oversight of the U.S. Securities and Exchange Commission

Também nesta terça, a gestora de ativos Franklin Templeton se tornou o mais recente gigante de Wall Street a entrar na corrida do ETF Bitcoin ao registrar um pedido na SEC para seu produto chamado “ETF Franklin Bitcoin”.

Outros grandes nomes que esperam obter a aprovação de produtos nesta modalidade incluem a BlackRock, a maior gestora de fundos do mundo, e a Fidelity, gigante de investimentos de Boston.

“Velho Oeste” das criptomoedas

Durante a audiência, Gensler reiterou algumas de suas falas, que achava que a indústria cripto era um Velho Oeste no sentido de conformidades. “É um campo repleto de fraudes, abusos e má conduta”, disse ele aos legisladores.

Alguns legisladores criticaram Gensler por não ser suficientemente claro sobre o que deseja das empresas de criptomoedas e, por sua vez, sufocar a inovação. 

Publicidade

Sob sua supervisão, o principal regulador reprimiu duramente a indústria de ativos digitais, atingindo grandes corretoras de criptomoedas como Coinbase, Binance, Kraken e outras empresas com ações judiciais.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt