O banco central francês concluiu um teste de um euro digital baseado em blockchain. O teste faz parte de seus experimentos em andamento com uma moeda digital do banco central.
No teste, o Banque de France usou a tecnologia blockchain – desenvolvida internamente – para criar títulos digitais representando o euro. O banco de investimentos Societe Generale participou do teste, que foi concluído em 14 de maio.
“Desde o início do ano, o Banque de France adotou uma abordagem experimental da moeda digital do banco central, com o objetivo de explorar com os parceiros as possíveis contribuições de novas tecnologias para melhorar o funcionamento dos mercados financeiros e, mais particularmente, as regulamentações interbancárias (portanto chamada moeda digital “atacado” do banco central) “, afirmou um comunicado à imprensa.
Nas próximas semanas, o banco central francês continuará realizando mais experimentos. Isso envolverá o envio do euro digital entre os bancos, de acordo com o comunicado de imprensa.
Em dezembro de 2019, o presidente do banco central francês François Villeroy de Galhau disse que queria que a França fosse o primeiro país a emitir uma moeda digital.
“Pretendemos começar a testar e lançar projetos (para participantes do setor privado) até o final do primeiro trimestre de 2020”, explicou François Villeroy de Galhau, na época. O euro digital será inicialmente usado entre bancos, e não pelos cidadãos comuns. Villeroy acrescentou que uma moeda digital para clientes de varejo “estaria sujeita a regulação especial”.
Outros países, incluindo a China e as Ilhas Marshall, também estão desenvolvendo suas próprias moedas digitais.
*Traduzido e republicado com autorização da Decrypt.coCompre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br