O Exército Brasileiro (EB) vai criar um game inspirado nos mais populares jogos de tiros em primeira pessoa, como Counter Strike e Fortnite. O objetivo é aproximar os jovens e criar impressões positivas da instituição, principalmente nas faixas etárias de 16 a 24.
De acordo com o Boletim do Exército de 10 de junho, a iniciativa faz parte das diretrizes do Projeto Missão Verde-Oliva (Missão VO) que está sendo desenvolvido pela instituição. O projeto prevê tanto melhorar a imagem da instituição quanto ampliar sua integração à sociedade.
Por meio da ação, o órgão espera desenvolver atitudes favoráveis ao Exército Brasileiro, divulgando programas estratégicos a fim de contribuir para a preservação da coesão e da unidade nacional.
Desta forma, diz o documento, um jogo específico pode conscientizar melhor a sociedade brasileira da importância dos assuntos de defesa do País. Segundo o órgão, o jogador será estimulado a cultuar os valores do Exército e a respeitar regras de engajamento.
Game é alternativa à TV
Conforme explicou o EB, embora o órgão esteja estendido em todo o território nacional, as características da vida militar ainda não são muito conhecidas pelos brasileiros.
Por esse motivo, mais a necessidade de alcance da sua comunicação social, o órgão acredita que um jogo pode ser alternativas à TV e às redes sociais, que segundo a intuição, “só atingem outros públicos em situações especiais”.
Outro ponto, diz o Exército, é a dependência de outras instituições para poder transmitir algo à população.
“A veiculação gratuita na televisão é incerta”, diz um trecho. “Depende das redes e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República”, acrescentou o órgão.
Conforme explicou, o Exército não dispõe de verba publicitária. Como consequência dessa restrição, acaba dependendo das mídias sociais, de patrocínios e de parcerias.
“Diante do exposto, faz-se necessário a procura por outras ‘mídias’ e os jogos eletrônicos apresentam-se como oportunidades que o Exército Brasileiro pode aproveitar para ampliar o alcance da sua comunicação social e da veiculação gratuita de seus anúncios na televisão”, argumentou o órgão.
Como será o game do Exército Brasileiro
Segundo o documento, no game não poderá haver sangue em demasia nem violência exagerada. Também não haverá a possibilidade de o jogador combater contra outro jogador. “O combate será sempre contra a máquina/inteligência artificial”, diz o texto.
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Projetado para ser lançado em dois anos, o game do EB será inspirado em jogos similares, como o Arma 3, Insurgency Sandstorm, Game Squad e as diferentes versões do game do Exército dos EUA.
“A equipe desenvolvedora do game irá pesquisar outros games, como o Counter Strike, Fortnite, Arma 3 e Rainbot Six, por exemplo, antes de conceber o game”, diz boletim.
Inicialmente o jogo será projetado para para atender um volume de 15 mil jogadores e cerca de 3 milhões de downloads. Mas para isso, diz o órgão, será necessário um grande esforço na divulgação.
Meio ambiente e etnia
Apesar de o game ser em primeira pessoa, haverá a possibilidade da criação equipes. Os gráfico dos cenários, promete o EB, será de alta qualidade. Outro ponto é sobre a Natureza. “O game demonstrará cuidado com a preservação do meio ambiente”, diz o documento.
“Os jogadores poderão escolher diferentes características e montar os seus próprios avatares. Os avatares deverão representar a composição étnica e social da sociedade brasileira”, descreveu a entidade.
Acrescentou também que o jogo vai ser fiel às características de armamentos, uniformes, velocidade e que será ambientado no futuro, em 2025. Isso para evitar desdobramentos ligados ao atual contexto político.
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