Imagem da matéria: Exchange de derivativos com bitcoin e criptomoedas EMX abre escritório no Brasil
Foto: Shutterstock

O mercado cripto brasileiro vai ganhar um novo integrante nas próximas semanas. A plataforma global de derivativos EMX abriu um escritório no Brasil e aguarda pendências burocráticas para iniciar operações formais no país.

Desde maio de 2019, usuários da maior parte dos países (incluindo o Brasil) podem depositar bitcoin e outras criptomoedas e negociar contratos oferecidos pela exchange.

Publicidade

A gestão do escritório brasileiro da EMX, localizado em São Paulo, fica com Rafael Noguerol, que antes era gerente de comunidade e crescimento da empresa.

Segundo ele, a meta no país é expandir as operações e base de clientes, e abrir uma mesa de negociação balcão (OTC).

“Desde minha entrada traduzimos a plataforma, disponibilizamos suporte ao cliente em língua portuguesa, listamos dois contratos do mercado tradicional brasileiro (BRAZIL-60 & USDBRL) e agora com o escritório no Brasil esperamos aumentar nossa base de clientes e lançar nossa mesa de negociação OTC, para também facilitar a entrada de clientes locais na plataforma global”.

O produto citado por Noguerol está disponível no Brasil desde novembro passado e permite negociar o Índice Bovespa (IBOV) da bolsa de valores brasileira — B3 — utilizando bitcoin (BTC) com o garantia.

Publicidade

Halving e aquecimento do mercado

Noguerol não cita números, mas ressalta que o Brasil foi responsável por uma parte relevante do volume global da EMX nos últimos meses.

Essa movimentação, somada a uma expectativa de valorização do bitcoin devido ao halving previsto para maio, animam o representante da EMX quanto ao mercado brasileiro.

“Temos boas expectativas com a operação brasileira, inclusive por já termos clientes no país e por ser ano de halving, que olhando o passado é um período que o mercado sempre ‘esquenta’. A competição está cada vez maior, mas isso é bom pois obriga o mercado a amadurecer e se profissionalizar”.

A EMX foi fundada em 2017 por Jim Bai, ex-Citigroup, e Craig Austin, ex-AQR Capital Management, e está registrada na ilha de Bermuda. Lançou seu produto ao mercado em 2019 e recebeu US$ 1 milhão em investimento da Bain Capital Ventures e de Jaan Tallinn, cofundador do Skype.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin e bandeira dos eua

O que aconteceria se governos com Bitcoin decidissem vendê-los ao mesmo tempo?

Estados Unidos, China e Reino Unido lideram a lista de países com os maiores estoques de Bitcoin; Butão tem o dobro de BTC que El Salvador
criptomoedas, criptoativos, regulação, Brasil, projeto de lei

Metade da população brasileira deve adotar criptoativos até 2030, aponta estudo do MB

Até 2030, o número de investidores pode atingir até mesmo metade da população brasileira, que representaria  quase 120 milhões de brasileiros
Imagem da matéria: Baleia que minerou Bitcoin logo após sua criação envia milhões para exchange

Baleia que minerou Bitcoin logo após sua criação envia milhões para exchange

Mais de US$ 3,5 milhões em moedas mantidas desde 2009 foram transferidos para a Kraken
mark cuban

Mark Cuban ama Dogecoin, mas diz que qualquer outra memecoin é “rug pull”

Estrela do Shark Tank admite estar tentado a entrar no jogo das memecoins, mesmo reconhecendo que pode ser apenas uma “dança das cadeiras”