Imagem da matéria: Ex-líder da pirâmide Minerworld é condenado a um ano de prisão por posse ilegal de arma
Foto: Divulgação

Enquanto o processo contra a pirâmide financeira Minerworld está parado na Justiça, um de seus líderes, Cícero Saad Cruz, voltou aos noticiários ao ser condenado a um ano de prisão em regime aberto por posse ilegal de arma de fogo.

A decisão foi do juiz Roberto Ferreira Filho, da 1ª Vara Criminal de Campo Grande (MS) após julgamento no último dia 21 de novembro, publicado no dia 29 no Diário da Justiça do Mato Grosso do Sul, segundo informações do site regional O Jacaré.

Publicidade

Essa condenação ocorre como desdobramento da operação Lucro Fácil, ocorrida em abril de 2018 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Na ocasião, a arma, uma pistola Berretta calibre 6,35, foi encontrada no quarto de Cícero na casa de seu pai, Raimundo Olegário Cruz.

Primeiramente, Cícero admitiu que a arma estava no quarto em que ficava, mas que ela pertencia ao pai, que já é falecido. Na época, porém, Raimundo, que tinha 78 anos, prestou depoimento à Polícia Civil e disse que a pistola era do filho, que queria se proteger de ameaças por conta da Minerworld.

Relembre: Minerworld é Investigada no Brasil e Paraguai; Empresa Falou ao Portal do Bitcoin

Por conta de sua versão, o juiz concedeu um atenuante de confissão espontânea, o que amenizou sua pena, que passa a ser de prestação de serviços à comunidade pelo período de um ano. No entanto, Cícero só vai cumprir essa pena após a sentença transitar em julgado.

Minerworld

A Minerworld foi uma empresa que operava no Brasil e dizia ser especializada em mineração de criptomoedas, principalmente Bitcoin. A empresa vendia planos de investimento com lucros elevados mensais, mas deixou de pagar seus clientes, sendo revelada como um esquema de pirâmide financeira.

Publicidade

A empresa responde uma ação na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos após admitir ter dado um calote de R$ 48,8 milhões nos investidores, e agora aguarda a sentença. Também tramita em sigilo uma ação penal, sem perspectiva para terminar.

VOCÊ PODE GOSTAR
Elon Musk CEO da Tesla

Investidores de Dogecoin desistem de ação coletiva de US$ 248 bilhões contra Elon Musk

Um juiz federal em Manhattan havia decidido anteriormente que as declarações públicas de Elon Musk sobre a Dogecoin eram “ambiciosas e exageradas”
Imagem da matéria: Empresas precisam aproveitar euforia cripto com Trump, diz Andreessen Horowitz

Empresas precisam aproveitar euforia cripto com Trump, diz Andreessen Horowitz

Agora é o momento para os projetos que se abstiveram de usar tokens devido a preocupações regulatórias, disse a empresa de capital de risco a16z no domingo
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”
moeda de bitcoin desfocada

Ativos digitais sob o olhar dos investidores institucionais: mais oportunidades | Opinião

Camila Cavaton analisa como o amadurecimento do mercado cripto tem fortalecido a confiança dos grandes investidores