Imagem da matéria: EUA sancionam endereços na rede Bitcoin ligados a ataques cibernéticos patrocinados pelo Irã
(Foto: Shutterstock)

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos EUA anunciou nesta quarta-feira (14) sanções contra dez pessoas e duas empresas supostamente associadas a um grupo de ransomware ligado ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã – e também bloqueou seus endereços de carteiras na rede do Bitcoin.

De acordo com o departamento, os indivíduos e entidades adicionados à lista de sanções do governo participaram de ataques coordenados de ransomware que atingiram uma série de empresas e organizações sediadas nos EUA desde pelo menos 2020.

Publicidade

Ransomware é um tipo de ataque no qual hackers bloqueiam remotamente um computador ou rede explorando falhas de software e, em seguida, exigem pagamento para desbloquear o acesso. Normalmente, esses pagamentos são feitos em criptomoeda, o que pode ser mais difícil de rastrear do que outros métodos de pagamento digital, apesar da transparência de redes blockchain como o Bitcoin.

Autoridades do Tesouro alegam que os alvos americanos do grupo iraniano incluíam um hospital infantil, uma cidade em Nova Jersey, uma empresa de energia elétrica rural e uma série de outros negócios. Os indivíduos foram identificados como funcionários ou associados da Najee Technology Hooshmand Fater e Afkar System Yazd Company.

Ao colocar os supostos invasores e suas entidades comerciais na lista de sanções da OFAC, cidadãos e empresas americanas agora estão proibidos de interagir e negociar com eles. Isso inclui os endereços listados ao lado dos nomes de seus supostos proprietários.

Além das sanções da OFAC, o Tesouro também disse que três dos indivíduos – Mansour Ahmadi, Ahmad Khatibi Aghda e Amir Hossein Nikaeen Ravari – foram acusados ​​​​pela Procuradoria dos EUA do Distrito de Nova Jersey em conexão com o ataque de ransomeware. O estado de Nova Jersey está oferecendo recompensas de até US$ 10 milhões por informações vinculadas a esses indivíduos.

Publicidade

Privacidade sob ataque

Os movimentos de hoje seguem a recente decisão do Tesouro de adicionar o Tornado Cash – uma ferramenta de mistura de moedas Ethereum projetada para obscurecer o movimento de fundos de criptomoedas – à lista de sanções em agosto.

O Tesouro alega que o Tornado Cash foi usado principalmente para lavar dinheiro, incluindo fundos de criptomoedas roubados. No entanto, como outros aplicativos descentralizados, o Tornado Cash é executado de forma autônoma por meio de um contrato inteligente programado e não é operado por pessoas ou empresas.

A decisão foi especialmente divisiva, como resultado, atraindo críticas não apenas de todo o mundo das criptomoedas, mas também perguntas do representante dos EUA, Tom Emmer. Em meio à reação, o Tesouro esta semana esclareceu sua posição sobre o uso do Tornado Cash e observou que as pessoas que receberam fundos via Tornado Cash sem seu consentimento (ou “dusted”, na definição em inglês) não serão punidas.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Esse é o melhor momento da história para investir em cripto! E agora, você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Inscreva-se aqui

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Binance.US diz estar "ansiosa" para se defender na Justiça contra a SEC

Binance.US diz estar “ansiosa” para se defender na Justiça contra a SEC

A Binance.US disse na segunda-feira que está pronta para se defender depois que um tribunal permitiu que o processo da SEC contra a exchange cripto prosseguisse
Imagem da matéria: Exchanges da Coreia do Sul definem diretrizes para barrar deslistagens em massa de criptomoedas

Exchanges da Coreia do Sul definem diretrizes para barrar deslistagens em massa de criptomoedas

As diretrizes padronizam os critérios para apoiar e encerrar a negociação de ativos digitais em plataformas de câmbio
Imagem da matéria: Tap-to-Earn: Conheça a nova forma de ganhar tokens de graça no Telegram

Tap-to-Earn: Conheça a nova forma de ganhar tokens de graça no Telegram

Os jogos “tap-to-earn” (toque para ganhar) no Telegram estão chamando a atenção das massas; veja como os jogadores estão ganhando com os airdrops de tokens
Fotos dos equipementos de mineração de criptomoedas operados com furto de eletricidade em Canela, RS

Casal tem carros e dinheiro apreendidos em ação contra mineração clandestina de criptomoedas

Seis veículos e uma quantia em dinheiro foram apreendidos de um casal preso no mês passado por roubo de energia para minerar criptomoedas