Hologramas saem de livro físico com destaque para símbolo ethereum
Foto: Shutterstock

Lançado em 2015, o Ethereum se destaca como uma das principais, senão a principal, blockchain no mundo das criptomoedas. Com o segundo maior ativo em valor de mercado, Ether (ETH), essa rede é base de diversas outras aplicações que estão surgindo e crescendo no setor cripto, como as finanças descentralizadas (DeFi) e os tokens não fungíveis (NFTs).

É por toda essa importância que os especialistas em criptomoedas Rony Szuster, Lucca Benedetti e Bernard Pedra lançaram recentemente o livro “101 Perguntas sobre Ethereum”, através da Editora do Portal do Bitcoin.

Publicidade

“O Ethereum é hoje a rede mais importante que existe, é onde as pessoas estão construindo coisas”, afirma Benedetti em entrevista ao Portal do Bitcoin, ressaltando que a ideia do livro é preencher uma lacuna de falta de obras que abordam o Ethereum de forma simplificada.

“Todos os livros que existem sobre Ethereum são sobre a história da criação dele, ou abordam o tema de uma forma extremamente técnica. O que a gente queria fazer é simplificar o entendimento do Ethereum para o leitor médio e, assim, conseguir democratizar o acesso a essa informação”, explica Benedetti.

Bernard complementa ainda que o “Ethereum se tornou a internet da Web3“. “Todas as funcionalidades que você tem em Web3, em cripto no geral, dApps, DeFi, NFT, tudo começou dentro do Ethereum, e tudo acaba se desenvolvendo primeiro ali para depois ir para outras redes”, avalia.

Segundo os autores, o livro, apesar de ter grande foco em usuários iniciantes, também tem informações importantes para quem já entende mais sobre criptomoedas e o Ethereum. “Você pode ler o livro na ordem que você quiser, porque é justamente um compilado de perguntas e respostas de qualquer dúvida que você possa ter sobre Ethereum”, diz Benedetti.

Publicidade

O poder do Ethereum

Apesar do Bitcoin (BTC) ser a primeira — e maior — criptomoeda do mundo, o Ethereum é hoje uma rede com muito mais possibilidades de uso.

“Uma das coisas que o Ethereum já faz é permitir que as pessoas tenham mais liberdade econômica”, defende Benedetti. “Temos vários episódios de economias que estão completamente quebradas em que as pessoas precisam de uma moeda pra se proteger, e elas usam stablecoins que estão dentro do Ethereum”, complementa Bernard.

Os autores destacam a importância da rede ao redor do mundo, com soluções que permitem que pessoas em países mais pobres consigam tomar crédito — algo possível com DeFi — e novidades que estão sendo sempre implementadas em sua blockchain, evoluindo e se adaptando às necessidades que surgem.

“Você torna possível que as pessoas tenham acesso a um sistema financeiro que, por enquanto, ainda não é melhor do que o sistema financeiro tradicional, mas tem tudo para se tornar algo parecido. Então, acho que o grande benefício do Ethereum hoje é esse”, avalia Benedetti.

Publicidade

Sobre o futuro, Bernard ainda lembra que tem ocorrido uma série de atualizações da blockchain do Ethereum que estão focando principalmente em escalabilidade. Essas melhorias ajudam a trazer novos usuários para o ecossistema, o que cria um otimismo para que a rede possa seguir crescendo. Esse otimismo também reflete no ether, que pode atrair a atenção de investidores que buscam outras opções para além do BTC.

Serviço

Lançado na virada do último mês, o livro “101 Perguntas sobre Ethereum” já está disponível para compra na Livraria da Travessa (clique aqui para comprar) e em breve será disponibilizado na Amazon. A obra tem versões tanto física quanto digital.

Quem comprar o livro receberá um NFT da obra, o que também contribui para facilitar a inclusão dos interessados na economia digital e compreender, na prática, como ela funciona.

Ainda está previsto, para o início de 2024, mais um lançamento pela Editora Portal do Bitcoin: “101 Perguntas sobre Bitcoin”, que contempla as principais dúvidas sobre a maior criptomoeda do mundo. A obra explica a revolução da primeira moeda digital lançada e o impacto futuro no cenário financeiro global, de modo a expandir as visões dos leitores sobre dinheiro e tecnologia.

Ao todo, a Editora Portal do Bitcoin deve lançar mais oito obras no próximo ano. A primeira publicação da editora, “O Livro de Satoshi”, aconteceu em setembro de 2023 e está disponível para compra na versão digital na Amazon (clique aqui para comprar). Trata-se de um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto, conhecido pela criação do Bitcoin.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

5 sinais de que a Beefund era um golpe que você ignorou

Mesmo antes de ruir totalmente, já era possível detectar sinais de que a suposta empresa cometia fraude financeira
Smartphone mostra logotipo da Receita Federal; ao fundo, um leão

Receita prorroga prazo de consulta pública sobre declaração de criptomoedas

Novo modelo irá se chamar Declaração de Criptoativos (DeCripto) e irá substituir as regras atuais, que são estabelecidas na IN 1.888/2019
Ilustração de pessoas levantando as mãos para uma chuva de tokens - Imagem gerada por IA pelo site Decrypt

Projeto ‘Movement’ distribui R$ 5 bilhões em criptomoedas em airdrop

A rede de segunda camada Ethereum fará o que eles apelidaram de “MoveDrop”, um airdrop de 1 bilhão tokens MOVE para comunidades
Imagem da matéria: Vladimir Putin elogia o Bitcoin: "Quem pode proibi-lo? Ninguém"

Vladimir Putin elogia o Bitcoin: “Quem pode proibi-lo? Ninguém”

Vladimir Putin voltou a falar sobre ativos digitais em meio às sanções contra a Rússia, desta vez afirmando que o Bitcoin não pode ser proibido