Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)
Shutterstock


Após a histórica aprovação de 11 ETFs de Bitcoin em janeiro, observadores do setor agora estão se perguntando quando a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) poderá dar sinal verde para um equivalente de Ethereum.

Para quem não sabe, um ETF é um veículo de investimento popular que é negociado em uma bolsa de valores. Ele permite que investidores comprem ações que acompanham o preço de um ativo subjacente—que pode ser qualquer coisa, desde ouro e moedas estrangeiras até criptomoedas e ações de tecnologia.

Publicidade

Se aprovado, um ETF de Ethereum à vista—assim como um de Bitcoin—significaria que um gestor de fundos cuidaria da compra e armazenamento das moedas digitais ETH, convidando pessoas a comprar ações que acompanham seu valor. Isso daria às pessoas exposição à segunda maior criptomoeda em valor de mercado.

Várias empresas financeiras prestigiosas enviaram formulários S-1 à SEC. Resumidamente, as empresas enviam tais formulários para alertar o regulador de que pretendem oferecer títulos ao público e fornecer uma descrição detalhada de seus negócios.

Aqui estão as solicitações atualmente aguardando aprovação na mesa da SEC. O prazo de decisão da SEC para os produtos propostos varia de final de maio a início de agosto.

BlackRock

A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, enviou um formulário S-1 para seu proposto iShares Ethereum Trust em novembro passado.

Publicidade

A SEC adiou a decisão sobre o potencial produto da gestora de fundos no início deste ano e agora tem até 7 de agosto.

O CEO da empresa, Larry Fink, aparentemente está entusiasmado com a criptomoeda e sua rede, e disse que há “valor em ter um ETF de Ethereum”. Ele também falou sobre a “tokenização” sendo inevitável.

Grayscale

A gestora de ativos cripto Grayscale aguarda uma resposta da SEC após enviar uma proposta em outubro para converter seu Grayscale Ethereum Trust em um ETF de Ethereum à vista.

O trust atual opera como um fundo fechado; a ideia é que, como ETF, seja mais fácil para os investidores resgatarem ações. Seu Trust de Bitcoin se converteu em ETF em janeiro, então já existe precedente para como tal veículo cripto pode se transicionar para um ETF à vista.

Publicidade

A Grayscale é em grande parte a razão pela qual os ETFs de Bitcoin estão sendo negociados nos EUA agora. Em um momento histórico para o setor de criptomoedas no ano passado, um juiz concordou com a empresa em um processo, concordando que o maior regulador de Wall Street não tinha uma explicação coerente para negar sua proposta de conversão em um ETF de Bitcoin após anos de negativas.

A decisão abriu caminho para a SEC dar sinal verde aos ETFs de Bitcoin à vista.

Apesar disso, a SEC não parece ter pressa para dizer sim à última aprovação — ela adiou dar uma decisão em janeiro. O regulador agora tem até 18 de junho para dizer sim ou não.

E no mês passado, a empresa também solicitou um “mini” Ethereum Trust. A ideia com o fundo é que teria taxas mais baixas para os acionistas.

Ark Invest/21Shares

A firma de gestão de investimentos em tecnologia de peso pesado Cathie Wood, ARK Invest, enviou uma proposta à SEC para um ETF de Ethereum em setembro.

O ETF é em parceria com o emissor de ETFs de cripto 21Shares e menciona a Coinbase, a maior bolsa de ativos digitais dos EUA, como seu custodiante—significando que a empresa reconhecida manteria e armazenaria o ETH no produto. O prazo de decisão para o produto é 24 de maio.

Publicidade

Fidelity

O gigante de serviços financeiros Fidelity deixou claro que queria lançar um ETF de Ethereum em novembro, quando a Cboe—a bolsa onde o produto seria negociado—enviou um 19b-4 em nome da empresa.

Então, em março, a empresa massiva enviou seu S-1 à SEC para seu Fundo Ethereum da Fidelity. A SEC tomará uma decisão sobre o produto em 3 de agosto.

VanEck

A gestora de ativos VanEck foi a primeira gestora de fundos a enviar uma proposta para um ETF de Ethereum à SEC em 2021. Naquele ano, ela retirou sua proposta e desde então enviou novamente.

O ETF de Bitcoin da empresa tem sido um produto de sucesso, e a VanEck até dispensou suas taxas para competir melhor com os outros fundos no mercado. Em 23 de maio, a SEC deverá dar uma decisão sobre o produto.

Hashdex

A Nasdaq em setembro enviou uma proposta em nome da gestora de fundos brasileira Hashdex para seu ETF de Ethereum da Hashdex Nasdaq.

A Hashdex tem vários ETFs de cripto já negociando no Brasil. Nos EUA, seu ETF de Bitcoin foi aprovado pela SEC em janeiro, mas ainda não está sendo negociado em uma bolsa de valores. Em março, ela disse que converteria seu ETF de futuros de Bitcoin em um ETF à vista em uma data posterior. A SEC dará uma decisão em 30 de maio.

Publicidade

Franklin Templeton

O gigante de Wall Street Franklin Templeton entrou na corrida em fevereiro ao enviar uma proposta à SEC. Seu pedido para o proposto Franklin Ethereum Trust menciona o staking, o processo de bloquear moedas ou tokens digitais para manter um blockchain funcionando.

Sua proposta diz que ele “pode, de tempos em tempos, bloquear uma parte dos ativos do Fundo por meio de um ou mais provedores de staking confiáveis.” A SEC tomará uma decisão sobre o produto em 11 de junho.

Invesco/Galaxy Digital

A gigante de gestão de ativos Invesco enviou uma proposta com a Galaxy Digital de Mike Novogratz para um ETF de ETH em setembro. O formulário S-1 menciona que a Invesco seria a patrocinadora do produto, enquanto a Galaxy Digital funcionaria como sua “agente de execução”—vendendo ETH para pagar as despesas do Invesco Galaxy Ethereum ETF.

A SEC aprovará, negará ou adiará o produto em 7 de julho.

Bitwise

A empresa de investimentos em ativos digitais Bitwise enviou seu formulário S-1 à SEC para oferecer um ETF de Ethereum à vista em março. Assim como a solicitação da Franklin Templeton, a Bitwise também menciona o staking, observando que seu Bitwise Ethereum Trust pode bloquear uma parte dos ativos do fundo por meio de provedores de staking confiáveis para ganhar recompensas adicionais.

Matt Hougan, Diretor de Investimentos da Bitwise, disse que espera que os ETFs de ETH sejam lançados em dezembro—e previu que seriam mais bem-sucedidos se aprovados mais tarde no ano de qualquer forma.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Casa à beira de rio no Butão

Região especial do Butão adota Bitcoin e Ethereum em reserva estratégica

A medida se baseia no papel crescente do Butão no setor cripto, com o governo já detendo reservas significativas de Bitcoin
Imagem da matéria: Memecoin Toshi dispara mais de 130% com possível listagem na Coinbase

Memecoin Toshi dispara mais de 130% com possível listagem na Coinbase

Caso listagem seja confirmada, será apenas a segunda memecoin cunhada na Base que será colocada para compra e venda na Coinbase