Imagem da matéria: EOS Fica em 1º, Ethereum em 2º e Bitcoin Fora do Top 15 em Novo Ranking Chinês
(Foto: Shutterstock)

O governo chinês anunciou o resultado da sua terceira rodada de avaliação de blockchains. De acordo com o novo relatório, o da EOS ocupou novamente a primeira colocação. A publicação da nova análise foi feita nesta semana pelo Centro de Pesquisas do Ministério Industrial da China (CCID).

A plataforma blockchain da EOS, que detém o token do mesmo nome e se mantém como a quinta maior criptomoeda em valor de mercado, segundo o Coinmarketcap, já havia ocupado o primeiro lugar na segunda rodada no mês passado.

Publicidade

Na ocasião, a EOS superou o blockchain do Ethereum que ocupou a primeira posição na rodada inicial. A maior das criptomoedas, o Bitcoin apareceu em 16º lugar, três posições a mais que na primeira rodada (13º).

O centro de pesquisa julga cada criptomoeda e seu blockchain com base em três métricas: fundamentos tecnológicos, aplicabilidade, usabilidade no mundo real e nível de inovação.

Fonte: CCID

Embora pontuando abaixo dos demais, com exceção da Steem, em ‘aplicabilidade’ (coluna do meio) a EOS liderou o ranking com uma pontuação de 145,6 devido a fortes exibições nas categorias de ‘tecnologia’ (coluna da esquerda) e inovação (coluna da direita).

Os avaliadores, segundo a CCN, estão claramente impressionados com o algoritmo de consenso da EOS, que utiliza um modelo de ‘Delegated Proof-of-Stake’ (DPoS), que é uma ‘prova de consenso’, e uma alternativa ao sistema de ‘provas de trabalho’ usadas, por exemplo, na mineração do Bitcoin.

Publicidade

O algoritmo em destaque prioriza o escalonamento e a velocidade às custas de algum nível de descentralização. De fato, os rankings claramente favoreceram projetos que usam DPoS ou modelos de consenso unificado, que oferecem transações mais rápidas e mais baratas, mas incitam mais críticas relacionadas à centralização, anotou a CCN.

Uma exceção parcial a essa regra é o Ethereum, que atualmente usa um algoritmo de consenso Proof-of-Work (PoW), mas publicou uma nota que anunciava uma futura transição para o Proof-of-Stake (PoS).

Bitcoin fora do Top 15

Continuando uma tendência em relação ao mês anterior, o Bitcoin nem sequer conseguiu uma vaga no top 15. Ele foi registrado na 16º posição (com avaliação final de 93,4), uma posição a menos da avaliação anterior (17º).

Talvez seja desnecessário dizer que esse ranking é controverso, já que o Bitcoin — amplamente considerado por ter os desenvolvedores mais talentosos do setor – tem uma pontuação de tecnologia de apenas 44,3, a pior no relatório do CCID.

Publicidade

Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

B3 lançou na última quarta o contrato futuro de Bitcoin, mas especialistas lembram que o produto oferece muitos riscos
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple , posa para foto

Mercado de criptomoedas vai valer US$ 5 trilhões até final do ano, prevê CEO da Ripple

Brad Garlinghouse justifica seu otimismo pelo halving do Bitcoin e um possível impulso regulatório positivo do mercado cripto nos EUA
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether anuncia reorganização para ir além de sua stablecoin e cria quatro divisões

Mudança em sua estrutura visa ampliar o fornecimento de soluções de infraestrutura focadas na inclusão
Criptomoedas formam círculo com bitcoin no centro

Alta do Bitcoin torna criptomoedas o investimento mais buscado no Brasil em março

As criptomoedas superaram os CDBs e fundos de ações e multimercado no ranking do buscador de investimentos Yubb