Imagem da matéria: Empresa dizia usar IA mas trabalho era feito por humanos nas Filipinas
(Foto: Shutterstock)

Um fundador de empresa de tecnologia que arrecadou mais de US$ 40 milhões promovendo um aplicativo de compras com IA de ponta foi acusado de fraude nos EUA, após ser revelado que a “IA” que alimentava o app, na verdade, era um call center com trabalhadores humanos nas Filipinas.

Albert Saniger, de 35 anos, fundador e ex-CEO da empresa “nate”, supostamente enganou investidores ao afirmar que o aplicativo de e-commerce da empresa utilizava uma IA proprietária para automatizar compras online.

Publicidade

“Albert Saniger enganou os investidores ao explorar a promessa e o apelo da tecnologia de IA para construir uma narrativa falsa sobre uma inovação que nunca existiu”, disse Matthew Podolsky, procurador interino do Distrito Sul de Nova York.

“Esse tipo de engano não apenas vitimiza investidores inocentes, mas também desvia capital de startups legítimas, gera ceticismo sobre avanços reais e, no fim das contas, atrasa o progresso do desenvolvimento da IA.”

Lançado por volta de 2018, o nate se promovia como um carrinho de compras universal, oferecendo aos usuários uma experiência de checkout com um único toque em qualquer site de comércio eletrônico.

Saniger dizia aos investidores que a tecnologia do nate era capaz de preencher automaticamente os dados de envio, selecionar tamanhos e concluir compras sem intervenção humana.

Publicidade

Por exemplo, se um usuário encontrasse um par de tênis online, ele poderia abrir o aplicativo nate, tocar em “comprar”, e o app alegava cuidar do restante — desde selecionar o tamanho até inserir os dados de pagamento e envio, tudo supostamente usando IA.

Mas, assim como os dispositivos de testes sanguíneos da Theranos, de Elizabeth Holmes, isso não funcionava, e a “IA” não conseguia lidar com a maioria das transações.

Em vez disso, o nate recorreu discretamente a pessoas reais e contratou um call center nas Filipinas para simular a automação que os usuários acreditavam estar acontecendo nos bastidores.

Saniger foi acusado de um crime de fraude em valores mobiliários e um de fraude eletrônica, ambos com pena máxima de 20 anos de prisão. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) também entrou com uma ação civil paralela.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
robert kiyosaki, o pai rico posa par foto dentro de carro

Pai Rico revela por que Bitcoin é melhor que ouro, prata e petróleo

Robert Kiyosaki considerou apenas uma característica da maior criptomoeda do mundo para esclarecer por ela é melhor que as commodities tradicionais
ex binance changpeng cz zhao durante entrevista para rug radio

“Não é divertido”: Ex-CEO da Binance relata experiência na prisão

O fundador da Binance refletiu sobre sua experiência na prisão e como isso o aproximou de sua família
logo da binance rachado

Stablecoin da família Trump será usada para a compra de parte da Binance pela MGX

O valor da negociação será de US$ 2 bilhões
Evento criptomoedas Token2049 Dubai

BlackRock ressalta “força total” dos ETFs e Goldman Sachs aponta futuro promissor para setor de criptomoedas

Durante a conferência, em Dubai, os executivos das gigantes das finanças destacaram o papel dos ETFs e a importância da regulamentação para impulsionar a indústria cripto