Imagem da matéria: Empresa de bilionário do petróleo compra US$ 59 milhões em bitcoin
Foto: Shutterstock

O bilionário Kjell Inge Rokke, dono da petrolífera norueguesa Aker Asa, anunciou nesta segunda-feira (8) a criação da Seetee e a compra de 1.170 bitcoins (US$ 59 milhões) para inaugurar as operações da companhia.

Essa será uma subsidiária do grupo Aker que vai investir em projetos promissores feitos no ecossistema do Bitcoin (BTC). O tesouro da empresa será totalmente baseado na criptomoeda, de acordo com o comunicado aos investidores.

Publicidade

A Seetee vai utilizar a estratégia de acumulação (HODL) para incrementar as suas reservas de bitcoin. “Não seremos tão rebeldes quanto os cyberpunks que inventaram o Bitcoin. Porém, agiremos de maneira muito mais progressiva que a maioria das corporações”, alega Rokke, no documento.

Inicialmente, o foco inicial da Seetee será o da mineração do criptoativo, em parceria com a Blockstream. A companhia espera “unir a capacidade industrial do conglomerado com a experiência da Blockstream no mercado das criptomoedas”, conforme uma sequência de tweets recente.

Empresa já roda um node de Bitcoin

A Seetee confirmou, no Twitter, que roda o seu próprio node de Bitcoin. Esse servidor hospeda o serviço de pagamentos BTCPay Server. “Seremos contribuidores ativos da comunidade de criptomoedas”, afirma a companhia.

Um dos focos do negócio da empresa será a utilização de energia renovável ociosa. Nos últimos tempos, a rede do Bitcoin enfrentou várias críticas devido ao alto gasto energético provocado pela mineração. “Vamos estabelecer operações de mineração em locais onde a demanda energética está abaixo da capacidade, de forma a usar energia para fomentar os ativos que podem ser utilizados em qualquer lugar do mundo”, diz a Seetee.

Publicidade

Finalmente, a empresa do grupo Aker vai fomentar as aplicações de larga escala baseadas em Bitcoin. “Estou particularmente interessado em micropagamentos e em como eles podem evitar a monetização de dados como os dos nomes de usuário, senhas e outras informações pessoais”, diz o bilionário.

Algumas das influências de Rokke para lançar o empreendimento foram nomes como An­dreas Antonopolous, An­tho­ny Pom­pli­ano, Pierre Rochard, Michael Say­lor e Ray Dalio, segundo ele mesmo afirma no comunicado aos investidores.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO da Messari Ryan Selkis

CEO da Messari renuncia após apoio extremista a Trump gerar reações negativas

Ryan Selkis disse a um usuário não americano do Crypto Twitter que ele deveria ser deportado do país por suas “visões esquerdistas”
moedas ouradas de bitcoin e ethereum

Hashdex entra no último estágio para lançar ETF híbrido de Bitcoin e Ethereum nos EUA

A gestora brasileira protocolou ontem o formulário S-1, que é o último estágio na SEC para que um produto possa ser negociado na bolsa de valores
Ilustração mostra moedas de Bitcoin, uma subindo outra caindo

OKX lança jogo de adivinhação de preço do Bitcoin no Telegram

O jogo OKX Racer pede que os jogadores adivinhem o preço do BTC a cada cinco segundos
Jamie DImon, CEO do JP Morgan

Crítico do Bitcoin, CEO do JP Morgan é cotado por Trump para assumir Tesouro dos EUA

Dimon poderia ser o Secretário do Tesouro ideal, de acordo com o candidato presidencial republicano Donald Trump