O youtuber libertário Raphaël Lima finalmente falou sobre seu apoio ao esquema de pirâmide financeira com bitcoin Atlas Quantum e disse ter cometido o maior erro de sua vida ao apoiar a empresa.
O desabafo foi feito quatro dias depois de uma reportagem do Portal do Bitcoin sobre a constante cobrança que o criador do Canal Ideias Radicais vinha sofrendo nas redes sociais por ter recomendado a empresa aos seguidores.
O vídeo foi feito de dentro do carro em formato de live com os comentários desabilitados. O youtuber está sozinho e em vários momentos é possível notar olhos marejados enquanto explica o seu silêncio por tanto tempo e disse que resolveu se pronunciar agora porque o risco jurídico é muito menor dada a situação atual da empresa.
Veja o depoimento:
“Estava passando por um momento conturbado e não poderia correr o risco de tomar um processo e piorar tudo. Tinha um contrato de patrocínio com a Atlas e fui aconselhado pelos advogados a agir assim”, disse.
Ele conta que não chegou a perder dinheiro na Atlas: “Saquei tudo no começo de 2019 porque meu sogro estava com câncer. Eu tive que sacar tudo o que eu tive para pagar contas”.
Em vários momentos do mea culpa, Raphaël conta estar se sentindo mal e que dirigindo na estrada, em diversos momentos, chegou a pensar em não fazer as curvas. “Tenho problemas de depressão desde que eu me lembro por gente”.
“O que eu mais me preocupo hoje é o que fazer sobre isso, sobre o dinheiro que as pessoas perderam eu não tenho o que fazer. Só posso me sentir um bosta pro resto da vida”, disse.
Mesmo que muitas pessoas questionassem os ganhos milagrosos sempre positivos da Atlas Quantum, o libertário confessou não ter percebido:
“Eu deveria ter visto isso. Eu estudei golpes. Não há justificativa. Foi completa incompetência minha de não perceber o que estava acontecendo”, afirmou.
Ele prossegue na live com um pedido de desculpas:
“Eu sei que muita gente investiu lá por causa dos meus anúncios e eu peço desculpas. Foi um erro fantástico e não há nada que eu possa fazer sobre isso.”
Além disso, ele afirmou que nunca esteve envolvido diretamente com o negócio da Atlas e que apenas havia divulgado a empresa e recebido pelo patrocínio.
Preocupação do fãs
Depois que a live foi fechada, os comentários foram abertos para o público. Diversos espectadores comentaram preocupado com o estado de saúde de Lima e o fato de ele seguir dirigindo.
Pedro Lobo escreveu: “Não acho que é uma boa ideia pegar estrada nessas condições, só espero que ele chegue bem”.
Outro comentarista afirmou: “Parceiro, pega a estrada não, na moral. Leva seu tempo e pede pra alguém te buscar aí. Relaxa que não é o fim de tudo, sempre há chance de reconstruir”.
Além disso, dezenas de comentaristas disseram que haviam conhecido o bitcoin por causa de Lima. Alguns assumiram a responsabilidade pelas próprias perdas na Atlas Quantum.
Mamãe Falei
O dono do Ideias Radicais não foi o único a cair no conto da empresa. O candidato a prefeito de São Paulo Arthur do Val, conhecido como youtuber Mamãe Falei, também apoiou a Atlas Quantum.
Mas ao contrário de muitos, Val conseguiu sacar mesmo depois que a pirâmide havia desabado.