Imagem da matéria: Elon Musk quer criar Inteligência Artificial "isentona"
Shutterstock

O bilionário Elon Musk está lançando a busca por uma Inteligência Artificial (AI, no inglês) que não tenha viés político. O mais recente empreendimento de Musk, a empresa xAI, visa redefinir o cenário das AIs, priorizando o que ele chama de “verdade transparente” ao invés do “politicamente correto” em seus modelos de inteligência artificial.

Será que essa busca audaciosa é uma missão nobre, um esforço para criar uma AI que imite sua mentalidade ou um catalisador que pode abrir uma Caixa de Pandora de consequências imprevisíveis?

Publicidade

O criador da Tesla e dono do Twitter revelou sua ambiciosa startup de inteligência artificial em uma conversa no Twitter Spaces na semana passada. Prometendo uma empresa que valoriza a honestidade de seus modelos de AI em detrimento de vieses, Musk enfatizou a necessidade de um modelo que não tenha medo de compartilhar suas “crenças”, mesmo que se aventure em um terreno “controverso”.

“Não quero dar à AI objetivos impossíveis”, ele advertiu. “Basicamente, trata-se apenas de não forçar a AI a mentir”.

Esse posicionamento contrasta fortemente com outras empresas de inteligência artificial como a OpenAI, que Musk cofundou e que foi acusada de “emburrecer” seu chatbot ChatGPT para evitar tópicos polêmicos e supostamente ter um viés político de esquerda.

Musk prevê o xAI como uma forte desafiante para os gigantes da indústria de inteligência artificial, como OpenAI e Google Bard.

“A concorrência no espaço da AI é valiosa para impedir que uma empresa domine o desenvolvimento”, disse Musk. “A concorrência torna as empresas mais honestas.”

Publicidade

A ambição do xAI vai além da criação de um chatbot de inteligência artificial que fala a verdade. Musk está lançando uma empresa que busca “entender a verdadeira natureza do universo”, um objetivo elevado por qualquer padrão.

Na prática, ele pretende usar a AI para lidar com questões científicas não resolvidas sobre tópicos tão diversos quanto matéria escura, energia negra, vida alienígena e a natureza da gravidade.

A xAI já tem acesso a um rico grupo de especialistas, atraindo executivos e pesquisadores estabelecidos dos principais players de inteligência artificial, incluindo Google, Microsoft e a própria OpenAI.

AI bruta e imparcial

O objetivo de uma AI bruta e imparcial apresenta a questão moral do alinhamento da inteligência Artificial, que geralmente requer supervisão humana para evitar que cause danos ao gerar resultados falsos ou conclusões moralmente erradas.

Publicidade

Quando perguntado se o xAI foi sua tentativa de construir um “VerdadeGPT” em resposta ao ChatGPT da OpenAI e seu suposto viés político, Musk disse: “Acho que há um perigo significativo em treinar a AI para ser politicamente correta. Ou, em outras palavras, treinar a AI basicamente para não dizer o que ela realmente pensa que é verdade.”

Proteções frente à AI

A visão de Musk é convincente, mas alimenta o mesmo debate sobre a necessidade de proteções frente à inteligência artificial, como as que ele endossou anteriormente.

O chefe da Tesla tem falado bastante sobre suas preocupações em relação aos desenvolvimentos da AI, recentemente pedindo regulamentação e colaboração do setor. No entanto, com o investimento em AI estimado em US$ 15,7 trilhões até 2030, Musk não está sozinho na esperança de capitalizar as expectativas infladas.

Apesar de presidir uma variedade de controvérsias, Elon Musk permanece destemido em traçar um novo curso em inteligência artificial.

Há um velho ditado que diz: “Ao buscar a verdade, você precisa conhecer os dois lados de uma história”. Com o xAI de Musk, no entanto, resta saber se a “verdade” da AI irá ressoar com nossa compreensão humana. Afinal, a verdade de uma pessoa pode ser a propaganda de outra.

Embora o fascínio de uma inteligência artificial sem censura seja inegável, ainda não sabemos se ela servirá como um farol de iluminação ou se, como a Caixa de Pandora, desencadeará uma série de consequências não intencionais.

Publicidade

*Traduzido por Vini Barbosa com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin quebram sequência de 6 dias de entradas com saídas de US$ 400 milhões

Mesmo que o Bitcoin caia, “esperamos que os investidores vejam isso como uma atraente oportunidade de entrada, injetando nova liquidez”, diz analista
Sławomir Mentzen é fotografado em evento político

Candidato à presidência da Polônia promete criar reserva nacional de Bitcoin se eleito

O empresário e político Sławomir Mentzen mantém Bitcoin desde 2013
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Grupo de mídia de Donald Trump estuda comprar corretora de criptomoedas

Um acordo bem-sucedido com a Bakkt aprofundaria a entrada de Trump no mercado de criptomoedas