Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, em evento
Vitalik Buterin, fundador do Ethereum. (Foto: TechCrunch/Flickr)

A tecnologia de abstração de contas (account abstraction) é “realmente elegante” porque não requer alterações no protocolo, como no caso de outras atualizações anteriores, disse o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, na Conferência da comunidade Ethereum (ETHCC) que é realizada esta semana em Paris.

Os desenvolvedores têm trabalhado no sistema de abstração de contas desde 2015, mesmo antes do lançamento da rede Ethereum. A ideia é mudar de carteiras de propriedade externa, ou EOAs, para carteiras inteligentes baseadas em contratos.

Publicidade

Caso a tecnologia seja implementada, gerenciar uma carteira de criptomoedas se tornaria tão fácil quanto usar uma conta de e-mail.

Isso significaria que os usuários poderiam potencialmente recuperar sua frase-semente — a chave privada usada para assinar transações — tão facilmente quanto eles podem redefinir a senha em uma conta de e-mail.

A versão mais recente dessa tecnologia está presente na proposta EIP-4337 (Ethereum Improvement Proposal 4337). Essa atualização da Ethereum permitiria aos usuários criar serviços de carteiras sem custódia como contratos inteligentes programáveis.

Isso desbloquearia uma série de recursos, como recuperação fácil de carteira, transações sem sinal – o que se traduz em taxas de transação mais baixas – e carteiras coletivas (também conhecidas como carteiras multiassinatura).

Publicidade

Turbinando a adoção do Ethereum

De acordo com Buterin, a atualização poderia ser um dos catalisadores para a adoção da Web3 ao redor do mundo. “Uma das principais propriedades que queremos que as blockchains tenham é que elas deem dinheiro antes de você se registrar”, ele afirma.

A ideia, disse ele, é que os usuários possam receber qualquer token, como uma stablecoin – que não seja do padrão Ethereum – com sua carteira de contrato inteligente e possam pagar as taxas de gás sem ter que converter algum valor em ETH.

A fim de permitir que esses tipos de carteiras e transações sejam difundidos, a última atualização de abstração de conta permitiria o uso de “paymasters”, que permitem aos usuários pagar taxas de gás com qualquer token que estejam negociando.

A EIP-4337 também incorpora agregadores de assinaturas — que permitem que vários signatários se unam, e apenas um seja usado em uma transação.

Publicidade

Buterin afirmou com convicção que “este é um grande negócio”, especialmente em rollups, devido à pegada descomunal de uma assinatura nestes tipos de soluções de segunda camada.

As soluções de escalonamento da segunda camada da Ethereum, como Arbitrum ou Optimism, agrupam as transações e as verificam fora da rede principal da Ethereum.  A abstração de contas permitiria a agregação de assinaturas. Em termos simples, isso permitiria mais compressão de dados, o que se traduz em computação mais barata e, de acordo com o cofundador da Ethereum, “custos 86 vezes menores.”

Esta não é a única atualização da Ethereum atualmente em andamento. A “proto-danksharding”, ou EIP-4884, também está em andamento. Ela se tornou rapidamente um dos principais focos de desenvolvimento da rede, pois estabelece as bases para um novo tipo de dados que reduzirá drasticamente os custos e tornará a utilização das informações mais eficiente.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

“Vandathegod” foi responsável pelo maior vazamento de dados da história do Brasil
Imagem da matéria: Solana sofre congestionamento por operações desenfreadas de bots

Solana sofre congestionamento por operações desenfreadas de bots

Alto número de operações de spam estão fazendo com que a Solana fique mais lenta e que transações não sejam processadas
Imagem no escuro sugere hacker confuso

Ataques hacker no mercado cripto caíram pela metade em março, aponta relatório

Levantamento diz que queda na exploração de protocolos DeFi vem ocorrendo mês a mês
Imagem da matéria: Core Network (CORE): Token baseado no Bitcoin dispara 218% na semana

Core Network (CORE): Token baseado no Bitcoin dispara 218% na semana

CORE é o token da Core Network, uma blockchain compatível com Bitcoin e a Ethereum Virtual Machine (EVM)