Imagem da matéria: El Salvador quer ser o primeiro país do mundo a adotar bitcoin como moeda legal
Foto: Shutterstock

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou no sábado (5) que irá enviar para o congresso um projeto de lei para tornar o bitcoin uma moeda de curso legal no país.

A proposta será enviada à assembleia legislativa na semana que vem e caso seja aprovada, El Salvador se tornará o primeiro país do mundo a adotar o bitcoin como dinheiro legítimo. 

Publicidade

O status de curso legal garante que a criptomoeda seja tratada como “dinheiro” sob as leis comerciais e demais regras de contabilidade do país. Isso significa que a população e todas as empresas da região serão obrigadas a aceitar bitcoin como uma forma de pagamento, assim como hoje aceitam o dólar americano, a moeda oficial de El Salvador.

O seu impacto da nova lei, caso seja aprovada, pode ultrapassar as barreiras do país centro-americano.

“Isso significa que o bitcoin ganharia um status especial em sistemas bancários em todo o mundo. Os bancos provavelmente o tratariam como qualquer outra moeda estrangeira”, disse no Twitter Caitlin Long, CEO da Avanti e um dos principais nomes por trás do avanço do setor cripto em Wyoming, EUA.

Ela ressalta que até mesmo o governo dos Estados Unidos poderia reconhecer bitcoin como dinheiro uma vez que sua lei comercial estabelece que “dinheiro significa um meio de câmbio atualmente autorizado ou adotado por um governo nacional ou estrangeiro”.

O presidente Nayib Bukele anunciou o projeto de lei através de vídeo exibido na conferência Bitcoin 2021 que aconteceu no sábado em Miami. 

Publicidade

Ele afirmou que incentivar o uso da criptomoeda “vai melhorar a vida e o futuro de milhões”, já que 70% da população de El Salvador não tem conta em banco, além de “gerar empregos” e ajudar na inclusão financeira de quem está fora da economia formal.

Jack Mallers, o criador do Strike, um aplicativo de pagamentos desenvolvido na Lightning Network do bitcoin, foi o responsável por dar a notícia na conferência. 

Ele afirmou que a sua empresa está ajudando nos planos do governo de Bukele e que uma das metas também é facilitar a entrada de dinheiro no país, uma vez que 22% de todo o PIB de El Salvador é fruto de remessas enviadas por pessoas de fora.

“A adoção do bitcoin como moeda de troca fornece a El Salvador a rede de pagamentos aberta mais segura, eficiente e globalmente integrada do mundo”, disse Mallers.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: PUPS sobe 81% em meio à briga por título de "primeira memecoin" do Bitcoin

PUPS sobe 81% em meio à briga por título de “primeira memecoin” do Bitcoin

A memecoin PUPS se vendeu como a primeira memecoin baseada na rede do Bitcoin, mas nem todos concordam
Imagem da matéria: Adolescentes são presos por extorquir investidor de criptomoedas em hotel de luxo

Adolescentes são presos por extorquir investidor de criptomoedas em hotel de luxo

O hotel Harbour Grand Kowloon, em Hong Kong, era frequentemente utilizado para a negociação informal de criptomoedas
Imagem da matéria: Veja quem são as 22 pessoas mais ricas do setor de criptomoedas em 2024

Veja quem são as 22 pessoas mais ricas do setor de criptomoedas em 2024

Conheça as pessoas mais ricas do mercado cripto que apareceram na lista de bilionários da Forbes de 2024
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Por que os ETFs de Bitcoin e Ethereum em Hong Kong são importantes para o mercado

Aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum podem abrir espaço para investidores da China e dar uma vantagem competitiva de Hong Kong sobre os EUA