Imagem da matéria: Economista do PSOL diz que presidente de país que adotou o Bitcoin deveria ser preso
David Deccache (esq) com o líder do PSOL na Câmara, dep. Glauber Braga. Foto: Reprodução/Facebook

“Esse presidente deveria ser impedido e preso”, disparou no Twitter o economista brasileiro David Jose Pereira Deccache Alves, ao criticar o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, que esteve à frente dos esforços na adoção oficial do país ao Bitcoin. Deccache, que é mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalha como assessor econômico da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados em Brasília (DF).

“Isso é uma loucura e um crime contra a nação. Esse presidente deveria ser impedido imediatamente e preso. Irresponsabilidade sem tamanho”, escreveu Deccache, que tem cargo em comissão e atua desde 2017 na área de lideranças partidárias.

Publicidade

Liderado por Bukele, o movimento pró bitcoin atraiu jornais de todo o mundo quando ele conseguiu a aprovação do Congresso salvadorenho e o país se tornou o primeiro Estado do mundo a adotar o bitcoin como moeda de curso legal. Na prática, o ativo digital será tratado como dinheiro da mesma forma que o dólar americano, a moeda local oficial.

O tweet de Deccache gerou comentários positivos e negativos. Enquanto um usuário identificado como Silva apenas ironizou com o meme ‘laser eyes’, um internauta chamado Igor Galvão chamou o presidente Nayib Bukele de “Faria Limer autoritário”. “Vida longa ao Bitcoin”, comentou também um seguidor chamado Luís VdB. 

O usuário Andreas Ludescher foi mais duro e cobrou argumentos do servidor público. “O economista diz ser loucura, irresponsabilidade, mas não desenvolve sua tese. De certo nem parou para entender ainda como a tecnologia funciona e como irá ajudar a todos além de ser o futuro dos meios de pagamento”.

Não faltaram críticas também, como por exemplo a do usuário Henrique Alvarez. “A arrecadação federal dependendo de um emotion do dono da Tesla”, disse ele, se referindo aos tweets de Elon Musk, que costumam sacudir o mercado cripto.

VOCÊ PODE GOSTAR
Anic de Almeida Peixoto Herdy é casada com herdeiro da Unigranrio

Herdeira é sequestrada em Petrópolis e criminosos exigem resgate em Bitcoin

Técnico de informática amigo do casal conversou com sequestradores por entender de criptomoedas e foi preso por suspeita de envolvimento
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos