Imagem da matéria: Dev do Ethereum critica estratégias da Solana para acelerar rede
Foto: Shutterstock

A comunidade do Ethereum parece ter definido a Solana como a sua principal blockchain rival. Durante a palestra final do Ethereum.Rio na terça-feira (15), o desenvolvedor Skylar Weaver, representante da Ethereum Foundation, falou sobre as melhorias de escalabilidade da segunda maior criptomoeda mundo, tudo isso sem deixar de cutucar a Solana.

Weaver ressaltou que um ponto inegociável para o Ethereum é permitir que um computador modesto seja capaz de rodar um full node da blockchain. Nesse momento, ele exibiu um slide para mostrar como um rival é o contrário disso. Até teve uma suposta tentativa de esconder o nome da concorrente, porém a tarja “Censored” em cima do nome estava mal colocada e ficou claro que se tratava da Solana.

Publicidade

No slide seguinte, o mesmo “erro” ocorreu, o que deixa implícito que foi proposital. Conforme mostra a imagem abaixo , Weaver apresentou os requerimentos básicos para um computador rodar um full node da rede Solana. Segundo ele, exigir tanto poder computacional não será uma opção para o Ethereum aumentar o tamanho da sua rede.

Descentralizada o suficiente?

Skylar Weaver apresentou alguns parâmetros para o Ethereum melhorar a sua escalabilidade. Entre eles está fazer com que seja “super fácil” para um usuário “comum e preguiçoso” rodar um full node. Isso significa exigir pouco espaço de HD, pouca Memória RAM e uma conexão de internet que possa ser fraca e lenta.

Na visão do desenvolvedor, se um usuário comum não consegue rodar um node, então a rede não é uma descentralizada o suficiente.

“Precisamos de uma rede que seja resistente à censura, não controlável por uma entidade ou grupo de entidades, não importa o quão poderosos ele sejam. Para ter algo assim, nós precisamos de uma plataforma que seja super descentralizada e operada por muitos e muitos nodes ao redor do mundo. Isso não é fácil e a parte mais difícil disso é melhorar essa operação”, disse Weaver.

Publicidade

Preço das taxas de gas

Uma crítica constante que o Ethereum recebe é o preço das taxas para transacionar na rede, conhecido como gas.

Weaver explicou que o preço do gas é alto justamente porque o Ethereum não está disposto a melhorar a escalabilidade do projeto aumentando o tamanho dos blocos e, consequentemente, restringindo a participação da rede apenas àqueles com computadores potentes o suficiente para rodar um node.

Rollups

Weaver assumiu que não é uma tarefa simples solucionar o dilema da escalabilidade para diminuir as taxas de transação e, ao mesmo tempo, tornar possível que usuários comuns sejam validadores da rede. Por outro lado, há no momento uma saída alternativa: os rollups.

Rollups são aplicações de segunda camada do Ethereum que possibilita um projeto se beneficiar da segurança e descentralização da mainnet (primeira camada) ao oferecer, em um canal alternativo, transações mais rápidas e baratas – entre muitas outras coisas.

“Rollups são baratos, rápidos e, mais importante, herdam a segurança e a descentralização da blockchain do Ethereum. Isso é diferente de uma sidechain, como o Polygon. A maioria foi lançada em setembro e estamos muito empolgados com o que pode vir no futuro”, disse Weaver.

O desenvolvedor citou Optimisim, Arbitrum, zkSync, Starknet e Aztec como exemplos de rollups que já estão sendo utilizados.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Desafio do Ethereum é criar interoperabilidade entre segundas camadas, afirmam especialistas

Desafio do Ethereum é criar interoperabilidade entre segundas camadas, afirmam especialistas

Integrar as dezenas de redes de segunda camada é o próximo grande passo, tanto para programadores quanto usuários finais
Imagem da matéria: Ethereum não está "suficientemente unificado" para expansão das redes de segunda camada, diz Vitalik

Ethereum não está “suficientemente unificado” para expansão das redes de segunda camada, diz Vitalik

Programador pede por “protocolo aberto” que permita que os ativos sejam transferidos de uma rede de segunda camada para outra de forma contínua
Imagem da matéria: Mesmo que ETF de Ethereum seja aprovado, pode levar semanas para estrear nas bolsas; entenda

Mesmo que ETF de Ethereum seja aprovado, pode levar semanas para estrear nas bolsas; entenda

Sinal verde da SEC esta semana é apenas o primeiro passo para o lançamento do ETF de Ethereum
Ilustração de correntes ilustradas com pequenos zeros e uns

Projeto para soluções do sistema carcerário via blockchain vence hackathon na Ethereum Rio

Freedom Chains visa que todo tipo de comportamento do preso seja registrado on chain para evitar corrupção ou injustiças