criptomoedas tokens
Foto: Shutterstock

Existem diversos tipos de criptoativos disponíveis no mercado, e eles vêm ganhando mais popularidade a cada dia que passa. Entretanto, é importante saber a diferença de um para o outro, para entender mais sobre suas particularidades.

Neste artigo, vamos explicar qual é a diferença entre criptomoedas e tokens, e quais são os principais tipos de criptoativos existentes, que podem confundir aqueles que estão dando os primeiros passos no universo cripto. 

Publicidade

Assim, não restará dúvidas no momento de escolher o tipo de investimento que mais cabe em sua realidade. Boa leitura!

O que são ativos digitais?

Primeiramente, para que possamos entender quais as diferenças entre criptomoedas e tokens, é preciso explicar o conceito de ativos digitais.

De forma geral, um ativo digital é um ativo não tangível que é criado, negociado e armazenado digitalmente. Os tokens e as criptomoedas são subcategorias específicas de ativos digitais, que utilizam técnicas avançadas de criptografia para certificar a autenticidade desses ativos, e eliminar qualquer possibilidade de falsificação ou até mesmo de gasto duplo. As moedas virtuais, e os tokens são criptoativos que fazem parte do grupo de ativos digitais.

Com essas informações em mãos, a próxima etapa é entender o que são criptomoedas. 

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são ativos nativos de uma rede Blockchain que podem ser utilizadas como um meio para transações e para armazenamento de valor. Elas são descentralizadas, ou seja, são emitidas diretamente pela blockchain em que são executadas, ao invés de serem emitidas por instituições bancárias ou governos específicos.

Publicidade

Além disso, elas podem ser utilizadas para incentivar os usuários a manterem a rede da criptomoeda segura, através da mineração.

O que é token?

Quando pensamos em tokens, podemos entendê-los, basicamente, como unidades de valor que organizações desenvolvem em cima de Blockchain já existentes.

Embora muitas vezes compartilhem compatibilidade profunda com as criptomoedas, essa é uma classe de ativos digitais totalmente diferente. As criptomoedas são o ativo nativo de um protocolo de blockchain específico, enquanto os tokens são criados por plataformas que se baseiam nessas blockchains. 

Esses tokens podem servir para uma infinidade de propósitos diferentes. Podem ser usados, por exemplo, para recompensar os usuários com taxas e vantagens, um pequeno pedaço do direito de um ativo que poderá se valorizar, participação em empresas e acesso a serviços específicos, entre outros.

Publicidade

Afinal, quais são as diferenças entre criptomoedas e tokens?

Basicamente uma criptomoeda possui sua própria Blockchain, enquanto o token utiliza a Blockchain já existente de criptomoedas ou outros criptoativos.

Por exemplo, o Bitcoin opera e funciona na blockchain do Bitcoin, o Ethereum opera e funciona na blockchain Ethereum. No entanto, os tokens, são criados em blockchains já existentes. 

Uma outra diferença importante entre criptomoedas e tokens é que as criptomoedas, geralmente, são usadas como substitutas para o dinheiro físico. Além disso, elas também podem ser utilizadas como uma forma de validação de uma transação em rede, por exemplo.

Já os tokens, por serem uma representação digital de um ativo, não precisam ser utilizados apenas como meio de pagamento, como é o caso dos Payment Tokens. O valor de um token estará atrelado ao tipo de ativo que ele representa.

Você pode, por exemplo, ter tokens que representam participações em empresas, valores mobiliários, tokens de antecipação de recebíveis, mecanismo de solidariedade, NFTs e muitos outros!

Publicidade

Sobre o autor

Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade, uma das maiores corretoras de criptomoedas do Brasil.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin e ethereum com gráfico ao fundo

Manhã Cripto: Bitcoin (BTC) supera US$ 72 mil com halving cada vez mais próximo; ETH dispara 6%

É a primeira vez que o Bitcoin bate a marca de US$ 72 mil desde meados de março
Miniaturas de homens em cima de moeda de Bitcoin gigante fazendo medição pela metade

Halving do Bitcoin mostra que a criptomoeda ainda tem espaço para subir, afirma Bitfinex

O preço do Bitcoin caiu essa semana, mas a Bitfinex afirma que o comportamento de grandes investidores é similar a 2020 — antes da grande corrida de alta
Imagem da matéria: PUPS sobe 81% em meio à briga por título de "primeira memecoin" do Bitcoin

PUPS sobe 81% em meio à briga por título de “primeira memecoin” do Bitcoin

A memecoin PUPS se vendeu como a primeira memecoin baseada na rede do Bitcoin, mas nem todos concordam
barras de ouro

Tensão entre Irã e Israel faz token lastreado em ouro ser negociado com prêmio de 20%

Comentários de um porta-voz da Paxos indicam que a PAXG pode ser usada também para avaliar o pânico do mercado