Poucos dias depois da influencer Nathalia Arcuri demitir 50% da equipe da sua empresa de educação financeira Me Poupe! — pelo menos 60 pessoas de um time de 122 —, os profissionais desligados se organizam para tentar uma recolocação no mercado de trabalho.
A equipe dispensada criou uma uma lista que contém os nomes, áreas de atuação e endereços de contato de 55 profissionais que agora buscam uma nova oportunidade. A lista tem sido compartilhada nas redes sociais, na esperança de que chegue a empresas que estejam em busca de talentos para essas posições.
A lista é composta por 34 mulheres e 21 homens, cujas áreas de atuação passam por marketing, desenvolvimento, produto, atendimento, comercial, financeiro e RH, entre outros. A maioria dos desligados está baseados em São Paulo, mas também há profissionais de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio, Paraná e Bahia.
Leia também: Os bastidores da demissão em massa da Me Poupe!, de Nathalia Arcuri: “Quer sair das redes sociais”
O documento que contém as informações dos desligados foi compartilhado no LinkedIn por Ana Lindenberg, que também foi demitida da Me Poupe! nos cortes da semana passada. Na publicação, ela passa sua visão sobre o ocorrido:
“Confesso que hoje há uma frustração, por ter acreditado numa pessoa/empresa que foi capaz de me trazer grandes expectativas de mercado e de vida, mas que hoje só me traz desalento.”
Apesar de cortes, contratações continuam
Embora a empresa da Nathalia Arcuri tenha cortado seu quadro de funcionários pela metade na última sexta-feira (27), postos de trabalho continuam sendo divulgadas em plataformas de emprego.
Leia Também
No site 99jobs, por exemplo, a Me Poupe! divulga três oportunidades de emprego para cargos de Gerente de Relações Públicas, Executivo Comercial e Desenvolvedor Node.js Jr. Os anúncios são baseados em São Paulo no regime híbrido e remoto.
Essas mesmas vagas também são divulgados na página do LinkedIn da Me Poupe!, seguida por mais de 119,6 mil usuários.
O Portal do Bitcoin questionou a equipe da Me Poupe! se essas vagas de emprego continuam válidas após a onda de demissões, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.
Nathalia Arcuri nega crise
Na noite de segunda-feira (30), Nathalia Arcuri quebrou o silêncio sobre as demissões na Me Poupe! em uma série de stories no Instagram. Ela afirmou na ocasião que sua empresa “não está passando por uma crise financeira”, apesar das demissões.
Segundo a empresária, os cortes representaram mudanças previstas para a companhia. “Foi a decisão mais difícil que eu precisei tomar desde que comecei meu negócio em 2015″, admitiu. “Mudanças difíceis são necessárias se a gente quiser chegar nos nossos objetivos maiores.”
Citando como uma realidade o grande volume de brasileiros endividados, a influencer de finanças disse que “não adiantava mais continuar fazendo o que a gente fazia”. Para ela, trata-se de “uma refundação [da Me Poupe!], praticamente”, e que, por isso, são necessárias “novas competências, novas ferramentas, novas pessoas”.
Na nova fase da Me Poupe!, Arcuri diz que os conteúdos de educação passarão a contar com novas tecnologias, citando inteligência artificial e web3 como exemplos.
- Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!