Imagem da matéria: Delator vaza conversas secretas do Terra após derretimento da criptomoeda LUNA
Foto: Shutterstock

Um validador da rede Terra, conhecido pelo pseudônimo THORmaximalist, vazou mensagens que foram publicadas no principal grupo de comunicação da Terraform Labs nos dias do colapso do ecossistema que levou a zero os preços das criptomoedas LUNA e UST.

As mensagens compartilhadas por ele no Twitter na terça-feira (31) eram do grupo do Telegram chamado “Terra Rebirth League”. Na sala de bate-papo fechada estavam presentes os membros mais importantes da comunidade Terra, como os principais validadores da rede e a equipe executiva da Terraform Labs, incluindo o CEO da empresa, Do Kwon.

Publicidade

O histórico de conversas vazadas por ele — e disponível para leitura no IPFS.io — começa a partir do dia 12 de maio e expõe o caos que se instaurou entre os líderes do projeto durante o derretimento dos tokens da rede.

Lembranças da sala de guerra

“No espírito da transparência, aqui está o registro de bate-papo da principal ‘sala de guerra’ do Telegram. Foi lá que a maioria das decisões foram tomadas por delegadores e desenvolvedores durante a construção até o lançamento da Luna v2”, explicou THORmaximalist.

As mensagens começam no dia que a Terraform Labs decidiu “desligar” temporariamente a blockchain como uma suposta medida de segurança. Naquele momento, a Luna já havia caído a zero e seu preço só piorava com o passar do tempo.

Apesar do caos, Do Kwon achou um motivo para comemorar: um grande investidor que estava apostando na queda da UST no mercado de futuros corria o risco de perder todo o seu dinheiro.

Publicidade

“Bem, por um lado, a baleia com bETH em staking no Anchor Protocol e que está shortando UST ficará trancada lá por dois dias. Então se o mercado explodir, ele está ferrado”, escreveu Kwon em uma das mensagens vazadas.

Mensagens vazadas de Do Kwon no grupo “Terra Rebirth League” (Fonte: THORmaximalist)

Líder perdido

Embora validadores da blockchain Terra fossem maioria no grupo que se definia como “uma força-tarefa especializada, operada de forma independente”, a empresa por trás do ecossistema Terra tentava organizar as decisões do grupo.

Os debates, no entanto, eram fragmentados e Do Kwon parecia perdido em alguns momentos, como quando a rede deveria voltar ao ar. 

A operação deveria ser coordenada com os validadores da rede, mas, sem orientação da Terraform Labs, muitos não sabiam em que altura do bloco deveriam estar.

Publicidade

“Vocês podem confirmar se a rede está boa para lançar? Alguém pode resumir a questão? Estou bem confuso”, escreveu Do Kwon. 

Mensagens vazadas de Do Kwon no grupo “Terra Rebirth League” (Fonte: THORmaximalist)

Em outra mensagem, Kwon parecia não saber mais como prosseguir e pediu ajuda para outras pessoas da empresa: “@hendrik @leo_zl vocês poderiam orientar a sequência de lançamento da rede? Faz tempo que eu não faço isso e eu esqueci”, admitiu.

Mensagens vazadas de Do Kwon no grupo “Terra Rebirth League” (Fonte: THORmaximalist)

Após a reiniciação da blockchain, uma nova leva de problemas começou a surgir, como a incompatibilidade de preço que os oráculos da rede estavam reportando.

Esse bug atingiu um dos projetos DeFi mais populares da rede, Mirror Protocol, e abriu a brecha para uma sequência de hacks.

O validador THORmaximalist, que vazou as mensagens, disse ao Cryptoslate que após a queda da Luna e UST, o plano de reerguer o ecossistema antigo foi descartado e a solução defendida foi lançar uma nova blockchain do zero.

Publicidade

“Os projetos da rede são multiplicadores de valor comunitário e, a cada dia que passava, o valor ia se afastando. Os protocolos [clientes da blockchain Terra] já estavam pensando em mudar para outras redes ou iniciar suas próprias L1s [redes de primeira camada]”, explicou.

VOCÊ PODE GOSTAR
Mineração

Mineradores de Bitcoin disputam mercado com Inteligência Artificial antes do halving, diz Bernstein

Um novo relatório da empresa de investimento destaca o aumento da concorrência entre dois setores que exigem energia e poder de processamento
Imagem da matéria: Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Banco do Brasil e BTG estão entre os maiores detentores do ETF de Bitcoin da BlackRock

Segundo Eric Balchunas, da Bloomberg, as 30 instituições são responsáveis por apenas 0,2% de tudo que o ETF da BlackRock tem
Placa com o logotipo da b3

B3 começa a negociar contrato futuro de Bitcoin nesta quarta-feira

Contrato futuro de Bitcoin será equivalente a 100 do valor da criptomoeda em reais e terá vencimento mensal, informou a Bolsa de Valores
Imagem da matéria: Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Metade dos tokens em pré-venda na Solana são golpes, diz pesquisa

Golpistas estão se aproveitando da pré-vendas de tokens na rede Solana para enganarem usuários em plataformas como Telegram