Imagem da matéria: Defesa dos EUA está financiando novas formas de vigiar criptomoedas
Foto: Shutterstock

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa da América, mais conhecida como DARPA, recorreu à empresa de análise Inca Digital para criar uma nova ferramenta de mapeamento de criptografia para analisar o impacto das criptomoedas na segurança nacional dos EUA.

Os termos do contrato de inovação para pequenas empresas (SBIR) também fornecerão informações sobre o papel que as criptomoedas desempenham nas operações financeiras ilícitas.

Publicidade

Especificamente, a divisão de contratação governamental da Inca Digital “fornecerá informações sobre o uso de tecnologias baseadas em blockchain ligadas à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e evasão de sanções em todos os sistemas”.

A pesquisa também irá buscar mostrar como as criptomoedas estão se movendo em todo o ecossistema, as principais entradas e saídas e como cripto pode afetar as finanças tradicionais, entre outros objetivos.

A DARPA é uma agência de pesquisa do Departamento de Defesa dos EUA e trabalha em estreita colaboração com os militares para desenvolver novas tecnologias. A agência também desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de algumas das primeiras iterações da Internet.

O CEO da Inca Digital, Adam Zarazinski, disse em um comunicado que “os mercados de ativos digitais são uma promessa incrível, mas também trazem desafios de lavagem de dinheiro, manipulação de mercado e de agentes do Estado que podem representar riscos para a segurança nacional dos EUA”.

Publicidade

Uma vez lançada, a ferramenta de mapeamento estará disponível para o governo dos EUA, bem como para empresas privadas, juntando-se às fileiras de outros serviços de investigação on-chain de empresas como Chainalysis e CipherTrace.

Crescente repressão às criptomoedas nos EUA

O novo esforço de pesquisa ocorre em meio a crescentes preocupações regulatórias e repressões no mundo das criptomoedas nos EUA.

Em agosto, o Departamento do Tesouro dos EUA colocou na lista negra o serviço Tornado Cash, que embaralha os endereços de movimentação das criptomoedas e torna muito mais difícil o rastreio.

Leia também: A sanção dos EUA ao Tornado Cash foi apenas o “primeiro round” contra a indústria cripto?

O departamento adicionou o site da Tornado Cash e vários endereços da blockchain Ethereum na sua lista de sanção, que é normalmente reservada para organizações terroristas e criminosos internacionais.

Publicidade

Logo após a inclusão na lista negra, um desenvolvedor de código aberto que trabalhou no Tornado Cash foi preso na Holanda.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Esse é o melhor momento da história para investir em cripto! E agora, você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Inscreva-se aqui


Talvez você queira ler
Desenho de uma caixa sustentada por paraquedas

Exchange fará airdrop de tokens para quase 1 milhão de endereços Solana; veja como participar

Jupiter irá distribuir 1 bilhão de JUP no primeiro airdrop; 955 mil endereços Solana são elegíveis
Imagem da matéria: Por que a BlackRock considera Tether (USDT) um risco para o ETF de Bitcoin?

Por que a BlackRock considera Tether (USDT) um risco para o ETF de Bitcoin?

Gestora de fundos afirma que uma perda de lastro do USDT pode levar “a uma volatilidade dramática nos ativos digitais”
tela de laptopmostra logotipo do site Coindesk

CoinDesk é comprado por exchange do ex-presidente da bolsa de Nova York

O site de notícias cripto pertencia até então ao Digital Currency Group; os valores da negociação desta semana não foram divulgados
Imagem da matéria: Saga arrecada US$ 5 milhões antes do lançamento da Mainnet e do airdrop

Saga arrecada US$ 5 milhões antes do lançamento da Mainnet e do airdrop

“O espaço de blocos no Saga é teoricamente infinito porque você pode criar quantas cadeias quiser, tudo em paralelo”, disse a CEO da Saga, Rebecca Liao