Imagem da matéria: Defesa dos EUA está financiando novas formas de vigiar criptomoedas
Foto: Shutterstock

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa da América, mais conhecida como DARPA, recorreu à empresa de análise Inca Digital para criar uma nova ferramenta de mapeamento de criptografia para analisar o impacto das criptomoedas na segurança nacional dos EUA.

Os termos do contrato de inovação para pequenas empresas (SBIR) também fornecerão informações sobre o papel que as criptomoedas desempenham nas operações financeiras ilícitas.

Publicidade

Especificamente, a divisão de contratação governamental da Inca Digital “fornecerá informações sobre o uso de tecnologias baseadas em blockchain ligadas à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e evasão de sanções em todos os sistemas”.

A pesquisa também irá buscar mostrar como as criptomoedas estão se movendo em todo o ecossistema, as principais entradas e saídas e como cripto pode afetar as finanças tradicionais, entre outros objetivos.

A DARPA é uma agência de pesquisa do Departamento de Defesa dos EUA e trabalha em estreita colaboração com os militares para desenvolver novas tecnologias. A agência também desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de algumas das primeiras iterações da Internet.

O CEO da Inca Digital, Adam Zarazinski, disse em um comunicado que “os mercados de ativos digitais são uma promessa incrível, mas também trazem desafios de lavagem de dinheiro, manipulação de mercado e de agentes do Estado que podem representar riscos para a segurança nacional dos EUA”.

Publicidade

Uma vez lançada, a ferramenta de mapeamento estará disponível para o governo dos EUA, bem como para empresas privadas, juntando-se às fileiras de outros serviços de investigação on-chain de empresas como Chainalysis e CipherTrace.

Crescente repressão às criptomoedas nos EUA

O novo esforço de pesquisa ocorre em meio a crescentes preocupações regulatórias e repressões no mundo das criptomoedas nos EUA.

Em agosto, o Departamento do Tesouro dos EUA colocou na lista negra o serviço Tornado Cash, que embaralha os endereços de movimentação das criptomoedas e torna muito mais difícil o rastreio.

Leia também: A sanção dos EUA ao Tornado Cash foi apenas o “primeiro round” contra a indústria cripto?

O departamento adicionou o site da Tornado Cash e vários endereços da blockchain Ethereum na sua lista de sanção, que é normalmente reservada para organizações terroristas e criminosos internacionais.

Publicidade

Logo após a inclusão na lista negra, um desenvolvedor de código aberto que trabalhou no Tornado Cash foi preso na Holanda.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Esse é o melhor momento da história para investir em cripto! E agora, você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Inscreva-se aqui


VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Um programa de crescimento com aporte milionário de fundo cripto está sendo votado neste momento pelos usuários do GNO
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
Imagem da matéria: Tom Brady é ridicularizado por ligação com FTX em especial da Netflix

Tom Brady é ridicularizado por ligação com FTX em especial da Netflix

Brady e sua ex-esposa, Gisele Bündchen, adquiriram uma participação acionária na falida FTX em 2021
Imagem da matéria: Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Entendendo as tecnologias por trás da tokenização de ativos | Opinião

Apesar de chamara cada vez mais atenção, muitas pessoas ainda não sabem o que é a tokenização de ativos e como ela funciona