Algemas com bitcoin ao lado
Shutterstock

A Agência de Polícia da Holanda (FIOD, na sigla em holandês) anunciou nesta sexta-feira (12) que prendeu um “desenvolvedor suspeito” do Tornado Cash, o serviço de mixagem de criptomoedas que foi sancionado pelo governo dos EUA no início desta semana.

“A FIOD prendeu um homem de 29 anos em Amsterdã. Ele é suspeito de envolvimento em ocultar fluxos financeiros criminosos e facilitar a lavagem de dinheiro por meio da mistura de criptomoedas usando o serviço descentralizado de mixagem Tornado Cash”, disse a agência em comunicado.

Publicidade

Segundo os policiais, o suspeito será levado hoje perante um juiz, acrescentando ainda que “múltiplas prisões não estão descartadas”.

A FIDO também disse que um time especializado em combater fraudes financeiras dentro da agência, o Financial Advanced Cyber ​​Team (FACT), iniciou uma investigação criminal contra a Tornado Cash em junho de 2022.

“A FACT suspeita que, por meio do Tornado Cash, criminosos tenham ocultado fluxos de dinheiro em grande escala, inclusive de roubos online de criptomoedas. Estes incluíam fundos roubados através de hacks por um grupo que se acredita estar associado à Coreia do Norte”, diz o comunicado.

Tornado Cash

Lançado em 2019, o Tornado Cash é uma ferramenta de privacidade que funciona para ofuscar a origem de transações feitas com criptomoedas, “misturando” um grande número de negociações para evitar que sejam rastreadas na blockchain pública.

A privacidade oferecida pelo Tornado Cash, no entanto, há muito tempo chama a atenção das autoridades, muitas das quais estão preocupadas com o fato de a ferramenta estar sendo usada para lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas.

Publicidade

Quando o Departamento do Tesouro dos EUA adicionou o Tornado Cash – juntamente com uma série de endereços associados ao serviço – à sua “lista negra” de Cidadãos Especialmente Designados na segunda-feira, ele efetivamente proibiu os americanos de usar a ferramenta e fazer transações com os endereços do serviço.

*Traduzido por Marcelo Cabral com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

Câmara dos EUA aprova projeto de lei para frear criação de CBDC

O apoio à legislação ficou bastante dividido entre os partidos, com muito menos apoio dos democratas em comparação com outros projetos de lei envolvendo criptomoedas neste mês
Imagem da matéria: 8 ETFs de Ethereum à vista são aprovados pela SEC nos EUA

8 ETFs de Ethereum à vista são aprovados pela SEC nos EUA

Expectativa agora é que Ethereum possa renovar sua máxima histórica de novembro de 2021 e passar com folga a marca dos US$ 5 mil
Bob Burnquist

Bob Burnquist e sua cruzada para empoderar os artistas por meio da Web3

O skatista é membro ativo de duas DAOs e participou do Ethereum Rio para falar sobre como as comunidades estão se tornando um novo meio de conexão para os artistas
Imagem da matéria: Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Gnosis (GNO) dispara 20% após lançamento de plano para reviver o token

Um programa de crescimento com aporte milionário de fundo cripto está sendo votado neste momento pelos usuários do GNO