Vitalik-Buterin-Ethereum
Vitalik Buterin, criador do Ethereum (Foto: Flickr)

Agora que a Fusão do Ethereum está completa, Vitalik Buterin acha que outras blockchains como Dogecoin e Zcash devem seguir o exemplo e também mudar de mecanismo de consenso de suas redes.

“À medida que o proof-of-stake amadurece, espero que ele aumente cada vez mais em legitimidade ao longo do tempo”, disse Vitalik por vídeo na conferência Messari Mainnet na sexta-feira (23).

Publicidade

“Espero que o Zcash mude. Também estou muito esperançoso de que a Dogecoin evolua para o proof-of-stake em breve”, acrescentou.

No início deste mês, o Ethereum executou o tão esperado evento de Fusão (Merge, em inglês), migrando sua rede principal do modelo proof-of-work (PoW), com uso intensivo de energia, para o modelo proof-of-stake (PoS), mais eficiente em termos de energia.

O evento de alto risco ocorreu sem problemas, disse Buterin, apesar de toda Fusão em rede de teste ter apresentado “algum tipo de bug”.

Zcash pode se juntar ao Ethereum

Na Mainnet, Buterin conversou com o CEO da Messari, Ryan Selkis, e o CEO da Electric Coin Company, Zooko Wilcox-O’Hearn (a Electric Coin Company lidera o desenvolvimento do Zcash).

Publicidade

“Você me enviou por e-mail seu plano para o Ethereum, e eu fiquei tipo, ‘Caraca. Isso é tão emocionante. E nunca vai funcionar'”, disse Wilcox-O’Hearn. “E então você e os desenvolvedores do Ethereum provaram que eu estava errado. Funcionou totalmente.”

Zooko, que é mais conhecido por sua conexão com a criptomoeda de privacidade Zcash, baseada no modelo PoW, também pensou que a Fusão do Ethereum “nunca funcionaria”.

Mas agora, ele está cantando uma música diferente. “Você deve se orgulhar de si mesmo pelo resto de sua vida”, disse Zooko, referindo-se aos desenvolvedores do Ethereum e Buterin.

Quando questionado se o Zcash executaria seu próprio evento de Fusão, o CEO da Electric Coin Company disse que estava esperando para ver como o Ethereum se sairia desde a atualização.

Publicidade

“Estamos literalmente esperando para ver o que podemos aprender com o Ethereum”, disse Zooko. “Acho que o que aprendemos é que realmente funciona.”

Mais redes no PoS

Mas o que Buterin pensa de outras blockchains além de Zcash e Doge dando o salto para o modelo PoS?

“Para as outras redes, veremos”, disse ele. “Algumas delas podem; Tenho certeza de que outras nunca o farão. Pode até haver algum meio-termo de compromisso em que algumas redes acabem migrando para algum tipo de proof-of-stake híbrido.”

Mas, por enquanto, Buterin está simplesmente aliviado com o estado do Ethereum, que ele disse estar agora em uma posição muito melhor após a Fusão.

“Um céu que estava nublado por quase uma década finalmente clareou”, concluiu.

* Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Maior Exchange da América Latina, no MB você negocia tokens, DeFi, renda fixa digital, NFTs e, claro, criptomoedas. E tudo no painel de negociação mais seguro do mercado. Abra sua conta gratuita!

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do Telegram, Pavel Durov posa para foto

Telegram vai compartilhar dados de usuários com autoridades após prisão de CEO

Após a prisão de Pavel Durov, a equipe do Telegram intensificou o uso de IA para limpar o app e mostrou maior receptividade às solicitações das autoridades
Imagem da matéria: Token da EigenLayer (EIGEN) estreia em alta de 2,8%; conheça o projeto

Token da EigenLayer (EIGEN) estreia em alta de 2,8%; conheça o projeto

EIGEN chegou a registrar ganhos superiores a 10% na manhã do primeiro dia de negociações, mas recuou em seguida
Imagem da matéria: Bitwise faz pedido para lançar ETF de XRP após aprovações de Bitcoin e Ethereum

Bitwise faz pedido para lançar ETF de XRP após aprovações de Bitcoin e Ethereum

A Bitwise pretende lançar um novo ETF de XRP à vista nos Estados Unidos
Imagem da matéria: Liqi entra para 2ª fase do DREX em consórcio com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

Liqi entra para 2ª fase do DREX em consórcio com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

Os testes do consórcio, que agora conta com a participação da Liqi, será focado em operação de crédito colateralizado via CDB