Portal do Bitcoin
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Cotações
    • Criptomoedas
      • Ethereum
      • Bitcoin Cash
      • Litecoin
      • Ripple
    • Blockchain
    • Brasil
    • Economia e Negócios
  • Cotação do Bitcoin
  • Educação
    • Criptomoedas
      • O que é Bitcoin?
      • O que é Ethereum?
      • O que é Ripple?
      • O que é Cardano?
      • O que é IOTA?
      • O que é Tron?
      • O que é Nano?
    • Carteiras
      • Online
      • Mobile
      • Paper Wallet
      • Desktop
      • MyEtherWallet
    • O que é Mineração?
    • O que é ICO?
    • O que é DeFi
    • Blockchain de Maneira Fácil
  • Calendário
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Portal do Bitcoin
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Decisão de Bolsonaro de vetar blockchain no Exército entra na mira do Ministério Público

por Rodrigo Borges Delfim
27 abr, 2020 19:36 - Atualizado em 01 Maio, 2020 15:53
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Além das crises já em andamento no governo federal, a decisão do presidente Jair Bolsonaro de impedir o Exército de adotar uma plataforma blockchain pode gerar mais uma. Isso porque o Ministério Público Federal (MPF) vê indícios de violação à Constituição na medida.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, procuradores do MPF apontam que a atitude do presidente interfere em atos de exclusividade do Exército.



O desdobramento do caso pode levar a uma ação de improbidade na Justiça Federal ou à abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

A Portaria Nº 46, publicada em 20 de março, dava sinal verde para o Comando Logístico do Exército Brasileiro (Colog), órgão do Ministério da Defesa, criar o ‘Sistema Nacional de Rastreamento de Produtos Controlados (Sisnar). A rede integrada baseada na tecnologia blockchain estava em discussão havia dois anos.

Leia também

Bolsonaro e Guedes assinam decreto que regulamenta uso de blockchain no Comércio Exterior

Ex-secretário do governo Bolsonaro fará live sobre Liberalismo e Estado

Medida de Bolsonaro de barrar rastreamento de armas com blockchain no Exército é ilegal, diz MPF

Além dela, foram revogadas pelo presidente as portarias 60 e 61. Todas elas haviam sido elaboradas em conjunto por militares, policiais federais e técnicos do Ministério da Justiça.

As três portarias estabeleciam controle, rastreabilidade e identificação de armas e munições importadas e fabricadas pela indústria nacional, sob a finalidade de atividades esportivas, de colecionador e também para abastecer os quartéis



“Determinei a revogação das portarias (…) por não se adequarem às minhas diretrizes definidas em decretos”, escreveu Bolsonaro no Twitter em 17 de abril.

– ATIRADORES e COLECIONADORES:

– Determinei a revogação das Portarias COLOG Nº 46, 60 e 61, de março de 2020, que tratam do rastreamento, identificação e marcação de armas, munições e demais produtos controlados por não se adequarem às minhas diretrizes definidas em decretos.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 17, 2020

Segundo o Estado, a procuradora regional da República Raquel Branquinho aponta a possibilidade de Bolsonaro ter agido para beneficiar uma parcela de eleitores e que não há espaço na Constituição “para ideias e atitudes voluntaristas” do presidente, ainda que pautadas por “bons propósitos”.

Além do pedido de Branquinho, outra ação do MPF cobra explicações do Comando Logístico do Exército para prosseguirem no trabalho. De autoria do Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e da Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7.ª CCR), ela quer saber se o órgão vai admitir a suposta ingerência do presidente.

O que dizia o edital do Exército

O objetivo do edital, segundo o Exército na época, era criar um sistema para rastrear produtos, desde sua origem ao destino, para combater crimes.



Conforme havia determinado o Colog, os fabricantes e importadores — de armas, explosivos, compostos químicos, munições etc, descritos nas Portarias 60 e 61 (publicadas no dia 15 de março) — , deveriam se adaptar ao novo sistema.

“Estabelecer o Sistema Nacional de Rastreamento de Produtos Controlados pelo Exército (SisNaR) que tem por finalidade acompanhar e rastrear os Produtos Controlados pelo Exército (PCE) em todo o território nacional”, descreveu o edital.

Lançado os registros, o rastreamento ficará por conta do módulo blockchain. O sistema ficaria responsável por registrar todas as movimentações da cadeia de produção e movimentações.

Com a decisão, Bolsonaro jogou um balde de água fria na Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) que é submetida ao Colog, e que iria controlar o novo sistema.

Bolsonaro e as armas

Ao anunciar a revogação pelo Twitter, o próprio Bolsonaro indicou que a decisão atendia especialmente a atiradores e colecionadores de armas.

A ampliação da posse e porte de armas de fogo no país é uma das bandeiras do presidente. No entanto, ela esbarra no Estatuto do Desarmamento, que vê na redução do número de armas em circulação um elemento chave para combater a violência e o fluxo de armas para organizações criminosas.

Bolsonaro e seus apoiadores mais fiéis são críticos mordazes dessa lei e a consideram uma violação ao direito de autodefesa.

O símbolo de uma arma com os dedos polegar e indicador das mãos, inclusive, foi uma das marcas da campanha eleitoral do atual presidente.

  • Leia também: Queixas do PicPay explodem no Reclame Aqui com aumento de cadastros

Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br



Tudo sobre: Jair Bolsonaro
CompartilharTweetEnviarCompartilhar

Relacionadas

Youtuber brasileiro Diego Consimo (Foto: Reprodução/YouTube)
Bitcoin

Youtube admite erro e devolve canal de brasileiro: “Lamentamos o inconveniente”

justiça, bitcoin
Bitcoin

Corretoras brasileiras de criptomoedas acionam Bacen, MPF e CVM contra Binance

binance
Bitcoin

Binance avança no Brasil e contrata diretor da Ripio para comandar operação no país

bitcoin
Brasil

Banco Plural bloqueia conta da corretora NovaDAX por falta de atualização em cadastro

ethereum
Brasil

Corretora brasileira desativa depósito em Tether devido a altas taxas da rede Ethereum

Carregar mais
Portal do Bitcoin

Portal do Bitcoin é líder em notícias sobre bitcoin e mercado brasileiro de criptomoedas.

Notícias

  • Últimas notícias
  • Bitcoin
  • Criptomoedas
  • Blockchain
  • Brasil
  • Fintech

Ferramentas

  • Assuntos
  • Cotação do Bitcoin
  • Cotação das Criptomoedas
  • E-book Declaração IR Criptoativos
  • Calendário de Eventos
  • Sitemap

Informações

  • Quem somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Trabalhe Conosco
  • Denúncia

© 2017-2021 Portal do Bitcoin. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo sem autorização prévia.

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Cotações
    • Criptomoedas
      • Ethereum
      • Bitcoin Cash
      • Litecoin
      • Ripple
    • Blockchain
    • Brasil
    • Economia e Negócios
  • Cotação do Bitcoin
  • Educação
    • Criptomoedas
      • O que é Bitcoin?
      • O que é Ethereum?
      • O que é Ripple?
      • O que é Cardano?
      • O que é IOTA?
      • O que é Tron?
      • O que é Nano?
    • Carteiras
      • Online
      • Mobile
      • Paper Wallet
      • Desktop
      • MyEtherWallet
    • O que é Mineração?
    • O que é ICO?
    • O que é DeFi
    • Blockchain de Maneira Fácil
  • Calendário

×