CZ garante que a Binance não corre o risco de quebrar: “Sintam-se livres para sacar”

Fundador da corretora volta a dizer que empresa possui mais de 100% de reservas em cada moeda que custodia para clientes
Changpeng Zhao, CZ, CEO da Binance

(Foto: Divulgação)

A Binance não vai entrar em colapso mesmo que todos seus clientes resolvam sacar seus fundos ao mesmo tempo. Pelo menos essa é a garantia feita por Changpeng “CZ” Zhao, o fundador da empresa, durante uma seção de perguntas e respostas e publicadas em vídeo no seu perfil no Twitter nessa quarta-feira (28).

O criador da Binance selecionou algumas perguntas de pessoas no Twitter. Uma delas era se a empresa entraria em colapso caso todos os clientes resolvessem sacar ao mesmo tempo os fundos. “A resposta curta é não”, disse CZ.

Publicidade

“Nós estaríamos completamente bem. Nós temos mais de 100% de reservas em cada uma das moedas que nós custodiamos para nossos usuários. Sintam-se livres para sacar a qualquer momento se tiver alguma preocupação. Nós ficaremos bem”, complementou o empresário.

Vale lembrar, no entanto, que nem todos concordam com a afirmação de CZ, feita com base na recente prova de reservas apresentada pela empresa. Jesse Powell, o criador da exchange Kraken que recentemente deixou o cargo de CEO do grupo, criticou o novo sistema da Binance no Twitter, dizendo ser “inútil”  fazer declaração de ativos sem passivos.

Além disso, John Reed Stark, ex-regulador da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), disse em uma análise que o relatório de “prova de reservas” da Binance é uma “red flag” (um “sinal de alerta”) sobre a corretora de criptomoedas.

Stark alegou que o relatório recente da Binance “não aborda a eficácia dos controles financeiros internos” nem “expressa uma opinião ou conclusão de garantia”, acrescentando que não “atesta os números.”

Publicidade

Confiança na Trust Wallet

Durante o vídeo desta quarta, o fundador da exchange também enfrentou outra questão: se a Binance quebrar, a carteira Trust Wallet estaria segura? “Sim”, garante CZ. A carteira de criptomoedas foi adquirida pela corretora em 2018 para ser sua carteira descentralizada oficial, como aponta o portal CoinDesk.

“Sim. Vamos dizer que, por qualquer motivo que seja, a Binance fecha. A Trust Wallet é completamente segura. Você controla sua chave privada. Você tem que se garantir que tem um backup [da senha]. Não tem nada a ver com a Binance. Independente do que aconteça com a Binance, a Trust Wallet está completamente por si só”.

Answering community questions.pic.twitter.com/6GpYrlG7gO

— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) December 28, 2022

Binance enfrenta corrida de saques

Na primeira metade do mês de dezembro, a Binance enfrentou uma corrida de saques por conta de rumores negativos sobre a saúde financeira da corretora. “FUD nos ajuda a crescer”. A frase é do CEO da Binance, Changpeng Zhao, o “CZ”, em uma thread publicada no Twitter.

O FUD (sigla em inglês para medo, incerteza e dúvida) a que o empresário se refere são críticas recentes acerca da prova de reservas (PoR) em criptomoedas e de que autoridades americanas investigam a corretora.

Publicidade

Em um período de 24 horas, o volume de saques da Binance foi de US$ 1,9 bilhões, segundo a empresa de dados Nansen.

Para CZ, no entanto, tudo estava normal, de acordo com um tweet que ele disse:

“Vimos algumas retiradas hoje (líquido $ 1,14b ish). Nós vimos isso antes. Alguns dias temos retiradas líquidas; alguns dias temos depósitos líquidos. Negócios como de costume para nós. Na verdade, acho que é uma boa ideia “testar o estresse sobre saques” em cada [corretora centralizada] CEX de forma rotativa. Custa algumas taxas de rede para executar esses “testes”, mas mantém a indústria saudável”.

Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB