Changpeng Zhao, CZ, CEO da Binance
(Foto: Divulgação)

A Binance não vai entrar em colapso mesmo que todos seus clientes resolvam sacar seus fundos ao mesmo tempo. Pelo menos essa é a garantia feita por Changpeng “CZ” Zhao, o fundador da empresa, durante uma seção de perguntas e respostas e publicadas em vídeo no seu perfil no Twitter nessa quarta-feira (28).

O criador da Binance selecionou algumas perguntas de pessoas no Twitter. Uma delas era se a empresa entraria em colapso caso todos os clientes resolvessem sacar ao mesmo tempo os fundos. “A resposta curta é não”, disse CZ.

Publicidade

“Nós estaríamos completamente bem. Nós temos mais de 100% de reservas em cada uma das moedas que nós custodiamos para nossos usuários. Sintam-se livres para sacar a qualquer momento se tiver alguma preocupação. Nós ficaremos bem”, complementou o empresário.

Vale lembrar, no entanto, que nem todos concordam com a afirmação de CZ, feita com base na recente prova de reservas apresentada pela empresa. Jesse Powell, o criador da exchange Kraken que recentemente deixou o cargo de CEO do grupo, criticou o novo sistema da Binance no Twitter, dizendo ser “inútil”  fazer declaração de ativos sem passivos.

Além disso, John Reed Stark, ex-regulador da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), disse em uma análise que o relatório de “prova de reservas” da Binance é uma “red flag” (um “sinal de alerta”) sobre a corretora de criptomoedas.

Stark alegou que o relatório recente da Binance “não aborda a eficácia dos controles financeiros internos” nem “expressa uma opinião ou conclusão de garantia”, acrescentando que não “atesta os números.”

Publicidade

Confiança na Trust Wallet

Durante o vídeo desta quarta, o fundador da exchange também enfrentou outra questão: se a Binance quebrar, a carteira Trust Wallet estaria segura? “Sim”, garante CZ. A carteira de criptomoedas foi adquirida pela corretora em 2018 para ser sua carteira descentralizada oficial, como aponta o portal CoinDesk.

“Sim. Vamos dizer que, por qualquer motivo que seja, a Binance fecha. A Trust Wallet é completamente segura. Você controla sua chave privada. Você tem que se garantir que tem um backup [da senha]. Não tem nada a ver com a Binance. Independente do que aconteça com a Binance, a Trust Wallet está completamente por si só”.

Binance enfrenta corrida de saques

Na primeira metade do mês de dezembro, a Binance enfrentou uma corrida de saques por conta de rumores negativos sobre a saúde financeira da corretora. “FUD nos ajuda a crescer”. A frase é do CEO da Binance, Changpeng Zhao, o “CZ”, em uma thread publicada no Twitter.

O FUD (sigla em inglês para medo, incerteza e dúvida) a que o empresário se refere são críticas recentes acerca da prova de reservas (PoR) em criptomoedas e de que autoridades americanas investigam a corretora.

Publicidade

Em um período de 24 horas, o volume de saques da Binance foi de US$ 1,9 bilhões, segundo a empresa de dados Nansen.

Para CZ, no entanto, tudo estava normal, de acordo com um tweet que ele disse:

“Vimos algumas retiradas hoje (líquido $ 1,14b ish). Nós vimos isso antes. Alguns dias temos retiradas líquidas; alguns dias temos depósitos líquidos. Negócios como de costume para nós. Na verdade, acho que é uma boa ideia “testar o estresse sobre saques” em cada [corretora centralizada] CEX de forma rotativa. Custa algumas taxas de rede para executar esses “testes”, mas mantém a indústria saudável”.

Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Embora esteja em queda nesta sexta, o Ethereum ainda registra ganhos de mais de 21% na semana
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Como criar uma memecoin em Solana com a Pump.fun

Protocolo viralizou ao permitir a qualquer pessoa criar uma criptomoeda por cerca de R$ 15
tornado cash 1

Desenvolvedor do Tornado Cash é condenado a 5 anos de prisão por lavagem de dinheiro

“O Tornado Cash, em sua natureza e funcionamento, é uma ferramenta destinada a criminosos”, disse um dos juízes ao condenar Alexey Pertsev